sexta-feira, 18 de maio de 2012

A UFCG hoje - uma instituição em parte e momentaneamente entregue ao Comando Local de Greve

Hiran de Melo - professor

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, em reunião realizada no último dia 17 de maio, aprovou, por unanimidade, moção de apoio à greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), deflagrada naquele dia.

Além de reconhecer a greve como um direito de todo servidor público, independentemente de sua condição contratual, o Colegiado Pleno repudia qualquer forma de retaliação contra docentes, discentes e servidores técnico-administrativos em greve, no pleno exercício de seu direito democrático. Indo mais além, aprovou a suspensão imediata do calendário letivo 2012.1, inclusive com o bloqueio do acesso ao Controle Acadêmico On-line.

O comunicado do Comando Local de Greve (Nº 1) e a Moção de Apoio, assinada pelo Vice-reitor José Edilson de Amorim, congregam-se nessas afirmativas e comungam das mesmas diretrizes em suas linhas e entrelinhas. Neles, um pedido natural de compreensão a justeza da pauta de reivindicações pela defesa de melhores condições de trabalho, valorização da carreira docente e do caráter público, gratuito e de qualidade das universidades públicas. Todavia, ao aprovar a greve, o Colegiado Pleno não foi muito além do que devia ir?

Neste sentido, podemos deduzir que a UFCG, desde o momento da aprovação da moção de apoio à paralisação, encontra-se sem autoridade que represente de fato o Estado brasileiro. E, nestas condições, quem comanda as atividades dos docentes da instituição é o Comando Local de Greve (que por definição é de caráter provisório).

Tem uma pergunta que circula muito além da sessão do Colegiado: o que motivou os nobres conselheiros a tomarem decisões tão estranhas as suas atribuições?

Difícil encontrar uma resposta exata. Possivelmente, o processo eleitoral em curso tenha uma grande influência. Mas, não só ele. Podemos dizer que o próprio sentimento de que parar as atividades de rotina se faz imperioso, pelas exigências de avaliar os rumos que a instituição vem perseguindo e determinar quais correções de rotas se fazem necessárias. Penso que esse é um fator importante a ser considerado.

Por fim: Esta decisão, além de original, é surreal. O Estado Brasileiro representado na UFCG, pelo seu Colegiado Pleno, apoia a paralisação de suas atividades fins.


Professor Hiram para o Blog rafaelrag 

Prorrogação das datas de entrega de 
Projetos PIBIC e PIVIC

Prezados professores,

segue e-mail a respeito das inscrições para os programas PIBIC e PIVIC.

Atenciosamente.

Paula
Assessoria de Pesquisa e Extensão do CES/UFCG

Prof. Renato Santana
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Centro de Educação e Saúde (CES)
Unidade Acadêmica de Educação (UAE)
Lab. de Eletroquímica e Corrosão
58175-000, Cuité-PB, Brasil
Fones: Sala: (83) 3372-1981
Lab.: (83)3372-1994
Central Tel.: (83) 3372-1900 
 
PIBIC/PIVIC



Senhores Assessores,

Vimos informar que por solicitação do comando de greve da UFCG , ocorreu
uma mudança de datas tanto para entrega como para distribuição dos projetos
via SAAP, ficando da seguinte maneira:
Entrega dos projetos via SAAP: até 27/05/2012
Entrega dos Projetos impressos: 28/05/2012
Distribuição para os avaliadores *ad hoc: *28 e 29 de maio
As outras datas para avaliação permanecem as mesmas.


Att;

Douglas Saraiva
Gerente de Programas da UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário