quarta-feira, 16 de maio de 2012

Começa o maior encontro de física do ano

    
Em sua 35ª edição, o Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada reúne mais de mil pesquisadores em Águas de Lindoia (SP)


 Adendo do blog rafaelrag. O evento conta com a participação de dois professores e  um estudande do curso de Licenciatura em Física da  UFCG campus Cuité 


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, está sendo representada por dois docentes da área de física da matéria condensada, doutores Pedro Chaves de Souza Segundo e Luiz Alberto Terrazos Javier. Compondo a equipe o estudante Isaac Macêdo, natural de Cuité-PB, que apresentará o seu trabalho do projeto PIBIC, sob orientação do professor Luiz.

Começa nesta segunda-feira (14) o XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC), em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), trata-se do maior evento científico do ano para a física nacional.

A pesquisa em Matéria Condensada é responsável por muitos dos grandes avanços tecnológicos da nossa era, como o desenvolvimento dos aparelhos de DVD e Blu-ray, as telas de cristal líquido e equipamentos hospitalares de ressonância nuclear magnética. Espera-se também que ela continue a revolucionar a tecnologia na próxima década, a partir das nanociências, que estudam o comportamento dos materiais em suas menores escalas.
Além de reunir a comunidade brasileira em Matéria Condensada, o evento conta com dezenas de participantes estrangeiros que vêm ao país para apresentar os últimos avanços em suas pesquisas.
O encontro também servirá a um espectro mais amplo da física, pois reúne também as áreas de Ótica, Física Atômica e Molecular, Física Estatística, Biofísica e Física Médica.

Esperam-se mais de mil pesquisadores para o evento, que vai até sexta-feira (18) e contará com a palestra de abertura de Adalberto Fazzio, representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Além dele, outros quatro palestrantes compõem a programação das sessões plenárias: Bei-Lok Hu, da Universidade de Maryland, nos EUA; Eduard Arzt, do Instituto Leibniz para Novos Materiais e da Universidade de Saarland, na Alemanha; Massimo Altarelli, da European XFEL, também na Alemanha; e Sylvio Canuto, do Instituto de Física da USP.

O evento também servirá para dar divulgação dentro da comunidade do relatório “A Física e o Desenvolvimento Nacional”, preparado pela SBF e pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), com apoio da FINEP. O documento apresenta um censo da comunidade de física e aponta caminhos para promover o setor de inovação e a interação entre a indústria e a academia, em favor do Brasil. Para ler o relatório em PDF, clique
aqui.

CONTATOS
Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: +55 11 9178-9661
E-mail:
comunicacao@sbfisica.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter:
http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica
Blog rafaelrag
Ciências e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário