quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fórum discute direitos da pessoa com deficiência



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), realiza nesta sexta-feira (25), a quarta etapa do Fórum da Pessoa com Deficiência, em João Pessoa. O evento, que tem como objetivo discutir propostas da política da pessoa com deficiência, vai acontecer no auditório Jimmy, na sede da Funad, à partir das 8h.
A abertura será feita pela Secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, pela Presidente da Funad, Simone Jordão, e por um representante da Prefeitura de João Pessoa e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficência.
Representantes de 39 municípios confirmaram presença. Duzentas pessoas são esperadas no encontro. Três cidades já realizaram fóruns semelhantes: Patos, Guarabira e Monteiro. Cada uma vai reunir as propostas, que serão apresentadas no Fórum Estadual, criado pelo Governo do Estado, programado para agosto deste ano, em João Pessoa. Em dezembro, elas vão compor o documento da Paraíba, na Conferência Nacional, em Brasília.
Durante a palestra de abertura, a secretária Aparecida Ramos vai discorrer sobre o tema da Conferência Nacional: Um Olhar sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU): Novas Perspectivas e Desafios.
Outro momento importante do Fórum de João Pessoa será a realização de Eixos Temáticos. Eles vão tratar de temas como saúde, esporte, trabalho, reabilitação profissional. Também, vão discutir acessibilidade, comunicação, transporte, moradia e outros temas relacionados à pessoa com deficiência, como acesso à justiça, proteção social adequada e  segurança . Os Fóruns acontecerão, até junho, em nove cidades e em João Pessoa. Em cada etapa, serão escolhidos os delegados que vão participar do Fórum Estadual .
 blogs rafaelrag/por trás da serra de cuité

Nenhum comentário:

Postar um comentário