quarta-feira, 21 de março de 2012

PRESIDENTE DILMA FORNECERÁ MATERIAL PEDAGÓGICO ADEQUADO A VIDA DO CAMPO E QUILOMBOLA.

Governo Dilma lança programa de educação para escolas rurais
76 mil escolas serão atendidas com o Pronacampo
Foi lançado na terça (20) o Programa Nacional de Educação do Campo, o Pronacampo, para atender as 76 mil escolas rurais existentes no Brasil, dando suporte financeiro e técnico aos estados e municípios. O programa do governo federal compreenderá gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Em evento no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância do programa para a agricultura familiar no país. “Uma coisa me tem preocupado muito no Brasil. E essa coisa é a situação de uma parte do pequeno agricultor ou daquele assentado da reforma agrária.”
São mais de 6,2 milhões de matriculas e 342 mil professores nas escolas do campo e quilombolas, segundo o Ministério da Educação (MEC). Muitas dessas escolas encontram-se em áreas remotas, desprovidas de energia e saneamento básico. O programa irá amparar essas escolas e oferecerá um programa pedagógico adequado às respectivas realidades. O MEC também anunciou que já em 2013 elas receberão material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Além disso, 10 mil escolas da área rural passarão a oferecer educação integral.
O Pronacampo procurará corrigir a diferença entre a qualidade da educação dos centros urbanos da ministrada no campo. “E eu quero dizer para os senhores que uma outra coisa eu julgo fundamental que é a qualidade do professor. A garantia que o professor na situação de um professor de uma escola multisseriada ou no campo brasileiro tem de ter uma qualidade de formação similar ao professor da zona urbana”, disse a presidenta em seu discurso. Segundo o Ministério de Educação, na área rural, 46,8% dos professores não têm licenciatura. O programa estabelecerá 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferecerão cursos para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento.
“Eu acho que esse papel do Pronacampo é um papel estratégico. Sem isso, nós não teremos, de fato, condições de transformar o Brasil numa grande nação. Numa nação que tenha oportunidade para todos os brasileiros”, afirmou Dilma. Com o programa, o agricultor brasileiro, sobretudo o reassentado da reforma agrária, terá ambientes de construção de conhecimento sobre o campo. Segundo Dilma, é um desafio do governo levar educação, energia e água para as zonas mais afastadas dos centros urbanos.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apontou, em seu discurso, a importância do campo no desenvolvimento econômico do país. “O Brasil tem a segunda agricultura do mundo, produz 300 bilhões de dólares, exporta quase 95 bilhões de dólares. No entanto, nós não temos uma política específica de educação pra população que vive no campo brasileiro”. Segundo ele, há 30 milhões de pessoas que vivem na zona rural brasileira.

Fonte: Rede Brasil Atual
 
Blog rafaelrag/Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário