quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Aula 4-24.2-Instrumentação I-Leis de Newton, ministrada pelo professor Rafael, nesta quarta, 4 de dezembro

Professor Rafael Rodrigues explicando as Leis de Newton, na sala de aula da UFCG, campus Cuité, bloco G, sala 5, nesta quarta-feira, 4.

Veja o vídeo da aula de hoje.


Veja também o vídeo gravado no dia 14 de abril de 2024, dia mundial quântico, o professor Rafael resolveu uma questão de mecânica usando a segunda lei de Newton.

Veja também a Live sobre Resoluções de exercícios de Dinâmica em mecânica clássica.

Professor Rafael com o seu cavalete de experimentos de Física.

                                 



Segue os  critérios de avaliação. 

Nota 1=(3L+3K+4R)/10, L=médias das 2 notas das listas de execícios, K=média dos 2 relatórios e R=Resumos das aulas.

 Nota 2=(3L+3K+4R)/10, L=médias das 2 notas das listas de execícios L3 e L4, K=média dos 3 relatórios (k3-Leis de Newton, k4-Força de atrito e k5-oscilador massa-mola) e R=Resumos das aulas.

Até o momento temos 3 experimentos com materiais de baixo custo. 

 Principio fundamental da dinâmica: 2a. Lei de Newton(1667).
Agora, vamos continuar com o  estudo da aplicação de vetor força. Às grandezas Físicas são divididas em dois grupos: escalar e vetor. 


Uma grandeza Física escalar é completamente caracterizada por um número e unidade. Exemplos:  massa, tempo, energia, volume, etc. Se você chegar em uma padaria e pedir 200g de bolo o comerciante irá entender. 

Uma grandeza Física vetorial, além do número e unidade precisa de direção para ficar completamente caracterizada. Exemplos: velocidade, aceleração, força, etc. 

Durante a peste negra na Inglaterra, no século XVII, Newton foi estudar no sítio de seus avós. Naquela época, ele já conhecia a cinemática de Galileu, o estudo do movimento sem se preocupar com as suas causas: Movimento retilíneo uniforme (MRU com velocidade constante e a queda Livre(um corpo caindo no vácuo, isto é, o corpo cai em um ambiente sem o atrito viscoso do ar) é um Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV, velocidade variável e aceleração constante).

1a. Lei de Newton. É a lei da inércia. Diz que um corpo está em repouso ou em Movimento retilíneo uniforme(MRU) a não ser que alguma força atue sobre ele.  Exemplo: se você está dentro de um carro em movimento e o motorista pisa no freio, a tendência é você continuar em movimento.


2a. Lei de Newton; força resultante é igual ao produto da massa vezes a aceleração adquirida, devido a aplicação de uma ou mais forças (força resultante), 

F=Mꭤ

F é o vetor  força resultante: soma vetorial de todas as forças aplicadas ao corpo de massa M. Aquei estamos considerando a massa M constante e ꭤ é a aceleração.

3a. Lei de Newton. É a lei da ação e reação. Elas atuam em corpos diferentes.  Exemplo, quando você empurrar uma parede sentirá uma força contrária, da parede empurrando você. A ação e reação tem mesmo módulo (intensidade) e sentido contrário. 








Blog rafaelrag

Um comentário: