domingo, 4 de setembro de 2022

Fotos antiga e recente do planeta Júpiter

 Fotos de Júpiter de 1879 e 2022

Antes e depois de Júpiter

A primeira foto do maior planeta do sistema solar foi registrada por Agnes Mary Clerkes da Irlanda, em  1879 e divulgada em seu livro sobre Astronomia.


A foto de 1879 está de cabeça para baixo. Logo, a mancha preta vista em sua parte superior é, na verdade, equivalente ao círculo branco visto na parte inferior da imagem atual. 


Essa parte de Júpiter é conhecida como Grande Mancha Vermelha – uma região em que se formam as maiores tempestades do Sistema Solar. Quando o primeiro clique foi feito, estimava-se que até três Terras poderiam ser colocadas dentro desse espaço. Hoje, apenas um planeta Terra caberia ali. 

A foto do James Webb mostra também as auroras que se formam nos polos de Júpiter, representadas pela cor laranja. Como se não bastasse, um segundo clique do planeta revela ainda os anéis de Júpiter e duas de suas 79 luas, chamadas Amalthea e Adrastea.

O James Webb é o telescópio mais potente em funcionamento hoje. Além da impressionante foto de Júpiter, ele também detectou a galáxia mais distante do Universo e, recentemente, captou sua 1ª imagem de um planeta fora do Sistema Solar.

Com informações da internet 

Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário