O XXXV Encontro de Física do Norte e Nordeste, a segunda-feira (18/10).
Informações gerais sobre o Encontro estão disponíveis na página inicial:
PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Chair: Ernesto Valdés Rodriguez
Local: Sala 5
Chair: Ernesto Valdés Rodriguez
Local: Sala 5
15:30 - 16:00 | |
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16:00 - 16:15 | O emprego da tecnologia auxiliando na inserção do Ensino de Óptica. Anita da Conceição Duarte Xavier, João Francisco Liberato de Freitas |
16:15 - 16:30 | SIMULAÇÕES INTERATIVAS DE UM MULTÍMETRO DIGITAL Giselle dos Santos Castro, Nildo Loiola Dias |
16:30 - 16:45 | Mapeando Campos Magnéticos: Uma Proposta Experimental para o Ensino de Magnetismo na Educação Básica Nathalia Cristo de Melo Guimarães, Sérgio Henrique Nonato de Souza, Jorge Castiñeiras Rodríguez, Luís Carlos Bassalo Crispino |
16:45 - 17:00 | Uso de games engines na gamificação de experimentos de física Ana Sofia Moreira de Lira, Énery Gislayne de Souza Melo, Luciano Hugo Miranda, Adauto José Ferreira de Souza |
17:00 - 17:15 | Tesla coil as an effective experiment in physics teaching Felipe Ferreira, Iasmim Issa, Tiago Paes. |
17:15 - 17:30 | Simuladores On-line de Circuitos Elétricos: Potenciais para o Ensino de Eletricidade Bruno Yezzi Gomes de Melo, Elton Casado Fireman Segue um resumo de um trabalho da área de ensino, apresentado no XXXV EFNNE, nesta segunda, 18. Construção de gerador elétrico: uma proposta de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade Arthur Zeus de Roma Lopes¹, Eliana Alcântara Lisboa² Instituto Federal da Bahia. Campus Salvador.1,2 Desenvolver metodologias que contribuam com o aprendizado da Física tem sido o objetivo de vários professores da disciplina, principalmente do Ensino Médio. Mas esta preocupação vem acompanhada de algumas outras, tais como: o que os estudantes precisam aprender e por que? Documentos oficiais e autores, ao longo da história da Educação vão preconizar um Ensino de Ciências “que possibilite ao aluno entender os problemas contemporâneos”. Esta contextualização necessária conduz a abordagem dos conteúdos conceituais para as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, assim como incorpora aspectos da natureza do conhecimento (procedimental) e direciona o ensino para uma finalidade frente a questões presentes na sociedade (atitudinal). Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo revisão de literatura. Foram analisados o relatório final do projeto desenvolvido no edital de 2019 da Comissão Interna de Sustentabilidade do IFBa e e o do programa PIBID. Este estudo teve como objetivo levantar os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais elaborados em um projeto de ensino fundamentado na proposta interdisciplinar de Construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (CIIR) do cientista Gerard Fourez. A CIIR é uma metodologia de ensino proposta para colaborar com a construção de conceitos científicos na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica. Esta metodologia foi desenvolvida em uma turma do terceiro ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia durante duas unidades letivas. A turma do Ensino Médio foi dividida em três grupos e convidados a construir um gerador de energia elétrica que carregasse no mínimo cinco celulares ao mesmo tempo e que usasse como fonte primária materiais sustentáveis do interior do campus. A análise das etapas da CIIR contribuiu para a identificação das dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais na proposta de ensino desenvolvida. Blog rafaelrag |
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