terça-feira, 26 de setembro de 2017

Conferência irá comemorar o 60º aniversário do cosmólogo Nelson Pinto Neto, do CBPF

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, conferência homenageia o cosmólogo Nelson Pinto Neto, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, em seu 60º aniversário. 
O evento ‘Quantum cosmology and bouncing models’ (Cosmologia quântica e modelos com ricochete) – ou, simplesmente, NPN60, referência ao homenageado e à efeméride – terá, ao todo, 21 palestrantes, brasileiros e estrangeiros (Europa, EUA e América do Sul), com apresentações feitas em inglês.

Cosmologia quântica
Nelson Pinto Neto é um renomado pesquisador brasileiro na área de cosmologia, ciência que estuda a origem, estrutura e evolução do universo em seu todo. Por sua vez, a cosmologia quântica é uma área de pesquisa na qual se tenta juntar os dois pilares da física contemporânea: a teoria da relatividade geral, publicada pelo físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955) em 1916, e a mecânica quântica. A primeira – que é uma teoria da gravitação – se aplica a corpos com massas acima das estelares e velocidades próximas à da luz (300 mil km/s), enquanto a segunda lida com o diminuto mundo atômico e subatômico.
Com matemática complexa e rica fenomenologia, a cosmologia quântica é um ramo da ciência em intenso desenvolvimento na atualidade, em busca de um modelo teórico que contemple tanto a relatividade quanto a mecânica quântica.
Um dos objetivos da conferência é “reforçar e disseminar a cosmologia do universo primordial, com foco nas – mas não restrito às – contribuições de Pinto Neto”, segundo os organizadores.

O homenageado, Nelson Pinto Neto, do CBPF
(Crédito: Arquivo pessoal)
Leia mais
A organização é de Felipe Tovar Falciano, pesquisador associado do CBPF; de Santiago Pérez-Bergliaffa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e Júlio César Fabris, da Universidade Federal do Espírito Santo.
O evento será aberto ao público e gratuito, mas é necessário fazer inscrição por meio da página do evento. Não servidores devem apresentar documento de identidade na portaria.

Mais informações:
NPN60 (em inglês): www.cbpf.br/npn60
Blog rafaelrag com o portal do CBPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário