quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Aula 10- Instrumentação I-2025.2. Torque e a Determinação do coeficiente de atrito, professor Rafael, nesta quarta, 19/11

 

Os estudantes da disciplina de Instrumentação I, UFCG-Cuité, período atrasado 2025.2, estão preparando materiais didáticos e Kits construídos com materiais de baixo custo, por eles com a ajuda do professor Rafael Rodrigues. 

 Na disciplina de Física experimental, as aulas acontecem no laboratório do CES-UFCG, neste caso, os estudantes ao realizar as experiências tem a ajuda de um técnico e o professor da disciplina. 

Resolvendo uma questão de Dinâmica com o Torque.

                                           

Solução.

Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força horizontal) e no piso (Força vertical)

Coeficiente de atrito estático. Veja a seguir a solução detalhada.


     
Vídeo com a explicação do atrito estático pelo professor Rafael.
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Preliminares. Soma geométrica de dois vetores, pegamos a extremidade de um e ligamos na origem do outro. O vetor resultante tem origem no primeiro e extremidade no último.



Soma analítica. Escrevendo o vetor em termos de suas componentes cartesianas, isto é, suas projeções nos eixos x e y.
Força de atrito estático é igual ao coeficiente de atrito multiplicado pela força Normal.  Enquanto a força peso é perpendicular a superfície da terra, a força Normal é perpendicular a superfície  de contato.





Para calcular a força de atrito usaremos a segunda lei de Newton e o torque total nulo, em relação a um eixo que passa pelo pé da escada. Devemos levar em conta o torque da força peso e o torque devido a força horizontal. Veja como determinar o torque total nulo a partir do diagrama de força.



Aceleração da gravidade próxima da superfície da terra.

Como a tábua está em repouso, sua aceleração é nula e, de acordo com a segunda lei de Newton, a força resultante será nula. No piso tem a força de reação vertical, F_v, no pé da tábua e a força de atrito na direção horizontal, F_a,  apontando no sentido da orientação positiva.

Portanto, considerando as forças na horizontal e vertical, obtemos: F_v-P=0, isto é, F_v=P=mg=16x10N=160N, isto é, F_v=160N. 
F_a -F_h=0, isto é, F_a=F_h. Para encontrar a foça horizontal, F_h, utilizaremos o conceito de torque total em torno de um eixo passando pelo pé da tábua.

Torque nulo, fornece a força horizontal, ou seja, como todas as unidade estão no SI, basta substituir somente os números, na equação do torque total nulo, neste caso, obtemos: 

160x0,6x2-4F_hx0,8=0. 

Portanto, dividindo por 2, obtemos:
160x0,6=2x0,8F_h,
ou,
F_h=(160x0,6)/2x0,8=(160x0,6)/1,6=100x0,6=60, 
colocando a unidade de força no SI, obtemos: 
F_a=F_h=60N.








 

Ao empurrarmos uma caixa sobre uma superfície asparas temos dificuldade não pelo peso e sim pela força de resistência denominada de Atrito. Depois de vencer a força de atrito estático, teremos a força de resistência de atrito dinâmico, cujo coeficiente de atrito cinético é menor do que o coeficiente de atrito estático.
Ao fazer o  relatório  da disciplina de  Instrumentação I, o estudante deve calcular o erro experimental ou discrepância experimental Relativa(DR):

DR=|C-E|/C,
 
com C=Certo, sendo a media mais precisa e E=Errado, é a medida de pouca precisão.
Se DR=0,06, então em termos de percentagem, DR=6%. 

Respostas Comentadas do ENEM 2012 

ENEM 2012. questão 52. Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:




A resposta é a letra A. A força de atrito estática não é constante, ela é crescente até um valor máximo. Após esse valor ela passa a ser força de atrito dinâmica e, agora, sim possui um valor constante, que é menor que a estática. No caso dos freios sem ABS, as rodas vão travar a partir de uma certa pressão aplicada no pedal. Antes dessa situação limite, o atrito é do tipo estático e a partir daí passa a ser dinâmico. No caso dos freios com ABS, a intenção é não travar as rodas, ou seja, manter o atrito sempre estático.



Enunciado completo desta questão.


Solução
Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força horizontal) e no piso (Força vertical).
Veja mais detalhes sobre outras soluções no seguinte  LInk


Coeficiente de atrito estático.




Vetores em uma dimensão: C com componente negativa e B com componente positiva.




Verifica-se experimentalmente que a força de atrito estático é proporcional a força Normal. Esta é a força perpendicular a superfície de contato. Veja a demonstração do coeficiente de atrito estático. Este é adimensional.

 Veja mais


                                      D é a distância da base e h é altura do plano inclinado
Agora vamos demonstrar este resultado para o coeficiente estático.

Voltanto ao projeto III, considerando o atrito.



O carro parou na chegada de Remígio porque existe a força de atrito.

A tabela abaixo mostra os coeficientes de atrito da combinação de alguns materiais e é possível verificar os menores valores para alguns dos citados acima.

Coeficiente de atrito para a combinação de alguns materiais.

Combinação de materiais

Condição das superfícies

µe

µd

PTFE

PTFE

Limpo e seco

0,04

0,04

PTFE

Aço

Limpo e seco

0,05 – 0,2

 

Nylon

Nylon

Limpo e seco

0,15 – 0,25

 

Nylon

Aço

Limpo e seco

0,4

 

Alumínio

Alumínio

Limpo e seco

1,05 – 1,35

1,4

Alumínio

Aço

Limpo e seco

0,61

0,47

Disponível em: <https://www.engineeringtoolbox.com/friction-coefficients-d_778.html> Acessado em 17/11/2021.


Aula 01, Discussão do conteúdo programático  e avaliação. Conceitos de velocidade e aceleração. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/10/aula-01-ufcg-20252-instrumentacao-em.html

Aula 02-Lista I sobre velocidade. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/10/noticias-dos-principais-jornais_52.html


Aula 03-Lista II sobre cinemática escalar


Aula 04-

Aula 05-Lista III sobre cinemática vetorial e Projeto II

Aulas 06 e 07-  Na aula 06 de revisão sobre cinemática escalar, gravada no IQUANTA da UFCG, campus sede, vimos a definição das grandezas cinemáticas de coordenada de posição, velocidade média e aceleração. A aula Aula 07 de instrumentação I será hoje, 7/11,  o professor Rafael Rodrigues resolveu questões de dinâmica: aplicações das leis de Newton.

Aula 08- Lista IV- Aplicações das Leis de Newton

Aula 09- Trabalho e energia mecânica.

Blog rafaelrag

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