sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Aulas 06 e 07-2025.2-Instrumentação I, revisão da cinemática escalar e vetorial. Leis de Newton com o professor Rafael

 Nesta aula de revisão sobre cinemática escalar, gravada no IQUANTA da UFCG, campus sede, vimos a definição das grandezas cinemáticas de coordenada de posição, velocidade média e aceleração.


Revisão de cinemática, a equação de Torricelli no MRUV. Ele estudou com Galileu e aprendeu pela primeira vez o conceito de velocidade inventado por Galileu. Este usou as batidas do coração para medir o tempo e definiu a velocidade como sendo a distância percorrida dividido pelas batidas do coração. Ele conseguia fazer a previsão do tempo gasto de chegada de um local a outro. Isso surpreendeu muita gente da época. Para melhorar a precisão, Galileu inventou o relógio de pêndulo.

Projeto 1: Determinando a aceleração a partir de dados experimentais de objeto em movimento na reta: verificação experimental do MRUV.


Kits de cinemática



Nessa experiência de cinemática, usando material de baixo custo, para determinar a aceleração a partir dos dados experimentais. O experimento pode ser um carrinho se deslocando em linha reta ou uma esfera rolando sobre um triplo de cortina.

Após construir a tabela com os valores das distâncias e os tempos, fazemos um um gráfico em um papel milimetrado, x versus t2, no caso do MRUV será uma reta que passa mais próxima possíveis dos pontos experimentais. O ponto experimental que ficar mais distante da reta, significa que foi cometido um erro maior naquela medida.

Em seguida, esquecemos os pontos experimentais e marcamos dois pontos em cima da reta, para calcularmos o coeficiente angular: neste experimento, será a variação da vertical ∆x dividido pela variação da horizontal ∆t2. Como neste caso, o coeficiente angular tem dimensões de distância dividido pelo tempo ao quadrado, o que estamos encontrando é a aceleração experimental. Lembre-se que em todo experimento temos os erros experimentais e valor encontrado para a aceleração será um valor aproximado do valor teórico.
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O Discípulo de Galileu que mediu a pressão atmosférica: Torricelli

A pressão atmosférica foi medida pela primeira vez pelo discípulo de Galileu, Torricelli, em 1643. Ele usou um tubo cheio de mercúrio com uma das extremidades aberta e colocou dentro de uma vasilha contendo mercúrio e observou que o fluido dentro do tubo ficou a uma altura de 76cm da superfície.

              Torricelli
O .professor Rafael Rodrigues explicará nesta Aula 06 de Instrumentação I, a lei de atração gravitacional, as três leis de Newton: 1a.) Lei da Inércia, 2a.) Princípio fundamental da dinâmica e 3a.) Ação e Reação. Ele falará da massa relativística e as 4 interações fundamentais da da Natureza: gravitacional, eletromagnética, Fraca e Forte. O professor Rafael irá propor um experimento  de dinâmica: verificação experimental  das leis de Newton com materiais de baixo custo, em um sistema composto por carrinho sendo puxado por um porta-massa pendurado, conectado com o carrinho através de uma carretilha de máquina de costurar.

Você que está se preparando para o ENEM. Venha estudar pelas aulas remotas da disciplina de Introdução à Física do RAE- UFCG, ministrada pelo Professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité-PB.


(ENEM 2012. Questão 66, Caderno amarelo, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.

Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7

b) 1,4

c) 1,5

d) 2,0

e) 3,0

Solução

Dados 

v = 80 km/h
d = 80 km

t=?

V = 120 km/h
 D = 60 km

T=?

Como o veículo viaja com velocidade constante, a equação que relaciona a distância, a velocidade e o tempo torna-se: v=d/t. As grandezas cinemáticas estão no mesmo sistema de unidade e agora basta substituir os números e fazer os cálculos do tempo em cada percurso. O tempo total será a soma de ambos tempos t  e T.

t=d/v=80/80=1. Então,  t=1h.

T=D/V=60/120=6/12=3/6=0,5. Então, T=0,5h.

Portanto, o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega resulta em:

t+T=(1+075)h=1,5h. Resposta é a letra C).


Fundamentação teórica 

MRU-Movimento retilíneo uniforme






Na escola da educação básica, você estudou o conceito de velocidade média, taxa de variação da posição pelo tempo, ou seja, v=ΔX/Δt, lê-se delta x por delta t. Com ΔX= distância total percorrida e Δt=tempo gasto no percurso total. Unidade no SI:, distância é m(metro), tempo é s(segundo) e velocidade m/s. 

Exemplos. 

1) Qual a velocidade de um carro, para chegar em Juarez Távora-PB,  pela rodovia PB-079 saindo de Alagoa Grande e passando pela entrada do distrito de Zumbi, durante 10 minutos. Lembre-se que a distância percorrida é 18km. Determine a velocidade a) em km/h e b) No SI.
  
Solução

a) 


b) No SI, a velocidade é medida em m/s.

Como, 1km=1000m e 1h=3600s. 

Então,

v=108 km/h=(108x1000/3600)m/s=30m/s


2) Qual a velocidade de um carro, para chegar no trevo da BR230, saindo de Alagoa Grande-PB e passando pela cidade de Juarez Távora, durante 15 minutos. Lembre-se que a distância de Alagoa Grande este trevo é 23km. Determine a velocidade a) em km/h e b) No SI.

3) Considere dois carros indo na mesma direção, com velocidades constantes, separados por uma distância de 800m, sendo que o carro 2 tem a  velocidade de 80km/h e o   carro 1 está com a  velocidade de 60km/h. Qual o tempo em acontecerá a ultrapassagem?  

MRUV
Movimento retilíneo uniformemente variado: movimento de um corpo em relação a um referencial, tendo aceleração constante e a velocidade variável.


Equação da velocidade no MRUV
Equação horária x(t)=? No gráfico da velocidade versus o tempo, a coordenada de posição será a área abaixo da curva.


A equação horária torna-se uma função do sendo grau no tempo.

Equação de Torricelli: em um problema de cinemática se não deu o tempo e não pede o tempo, usamos a  equação de Torricelli.

Aceleração Experimental

O coeficiente angular da reta: variação da vertical pela horizontal.



Foi Visto na segunda aula


Vimos na aula 02, o professor Rafael apresentou sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.

 Cinemática vetorial lançamento de projétil, utilizando kits de materias de baixo custo. 

Planejando  um kit experimental  da cinemática vetorial.




Queda livre.



Aula 07- Instrumentação I, Leis de Newton 

As grandezas Físicas são divididas em dois grupos: escalar e vetor. 

Uma grandeza Física escalar é completamente caracterizada por um número e unidade. Exemplos:  massa, tempo, energia, volume, etc. Se você chegar em uma padaria e pedir 200g de bolo o comerciante irá entender. 

Uma grandeza Física vetorial, além do número e unidade precisa de direção para ficar completamente caracterizada. Exemplos: velocidade, aceleração, força, etc. 

Durante a peste negra na Inglaterra, no século XVII, Newton foi estudar no sítio de seus avós. Naquela época, ele já conhecia a cinemática de Galileu, o estudo do movimento sem se preocupar com as suas causas: Movimento retilíneo uniforme (MRU com velocidade constante e a queda Livre(um corpo caindo no vácuo, isto é, o corpo cai em um ambiente sem o atrito viscoso do ar) é um Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV, velocidade variável e aceleração constante).

1a. Lei de Newton. É a lei da inércia. Diz que um corpo está em repouso ou em MRU a não ser que alguma força atue sobre ele.  Exemplo: se você está dentro de um carro em movimento e o motorista pisa no freio, a tendência é você continuar em movimento.

3a. Lei de Newton. É a lei da ação e reação. Elas atuam em corpos diferentes.  Exemplo, quando você empurrar uma parede sentirá uma força contrária, da parede empurrando você. A ação e reação tem mesmo módulo (intensidade) e sentido contrário. 

2a. Lei de Newton; força resultante é igual ao produto da massa vezes a aceleração adquirida, devido a aplicação de uma ou mais forças (força resultante), 

F=Mꭤ

F é o vetor  força resultante: soma vetorial de todas as forças aplicadas ao corpo de massa M.
M é a massa constante e 
ꭤ é a aceleração.

Veja o professor Rafael divulgando a SNCT e faz a explicação de como verificar as leis de Newton usando materiais de baixo custo. 

No experimento a seguir é explicado como fazer a  medida da aceleração experimental de um sistema compostos por dois blocos usando o coeficiente angular da reta. Como eles estão ligados pela mesma corda, a aceleração dos dois blocos  é a mesma e a tração na corda  atuam em sentido contrário. 

A aceleração teórica é calculada aplicando a segunda lei de Newton em cada bloco: a força resultante é igual ao produto da massa do bloco e a aceleração resultante.

O primeiro passo é desenhar o diagrama de força que atua em cada bloco. A força resultante é a soma vetorial de todas as forças que atuam no bloco 

Veja os detalhes no vídeo.

  


A aula 07 de instrumentação I será hoje, 7/11,  sendo transmitida pelo blog rafaelrag, ciências e educação. O .professor Rafael Rodrigues irá resolver questões de dinâmica: aplicações das leis de Newton.


 









Aula 01,

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/10/aula-01-ufcg-20252-instrumentacao-em.html

Aula 02-Lista I

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/10/noticias-dos-principais-jornais_52.html


Aula 03-Lista II


Aula 04-

Aula 05-Lista III e Projeto II

Blog rafaelrag

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