Foto: Paraibaonline
Em visita à Feira Central de Campina Grande feita pela equipe da rádio Caturité FM neste sábado(13), o repórter Jonathan Samuel constatou como é crescente a procura por raízes na cidade.
Os medicamentos feitos através de raízes fazem parte há milênios da cultura de vários povos.
No Brasil, em especial na região Nordeste, o consumo das raízes tem grande proporção pela crença nos vários benefícios à saúde.
O feirante Itamar Medeiros, que comercializa raízes há 20 anos no mercado central, informou que as pessoas fazem a combinação de raízes com bebidas alcoólicas, que são conhecidas popularmente como garrafadas.
“As pessoas procuram cajueiro, quixaba e quebra-pedra para os rins para fazer garrafada. Os valores ficam em torno de R$2 qualquer um. O pessoal antigo tomava as raízes porque é sadio, é melhor que remédio de farmácia”, falou Medeiros.
Foto: Paraibaonline
As garrafadas já prontas também são comercializadas no mercado central. De acordo com o comerciante José Wanderley, esta combinação de plantas medicinais é utilizada com finalidade terapêutica por mulheres que têm problemas no útero e pessoas com infecções.
“As pessoas chegam relatando inflamação, problemas na bexiga, problemas nas trompas e na próstata. É forte a saída das raízes, todos os dias chegam pessoas. Na garrafada é colocada a raiz dentro do vinho branco e tomada depois de 10 dias. As raízes são de origem do Sertão da Paraíba”, ressaltou Wanderley.
Foto: Paraibaonline
Na feira Central, a garrafada tem o valor de R$ 30. A comercialização destes medicamentos naturais não é proibida no Brasil.
Blog rafaelrag\Paraíbaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário