segunda-feira, 7 de junho de 2021

ARTISTAS DE ALAGOA GRANDE, PB, SE REUNEM E DEFINEM PROPOSTAS PARA OS FESTEJOS JUNINOS E SOBRAS DA LEI ALDIR BLANC


Coordenada pela AFRORRÓ - (Associação dos Artistas e Fazedores de Cultura de Alagoa Grande, PB), aconteceu neste domingo, 06, importante reunião entre Artistas e fazedores de cultura do Município, para encaminharmos propostas voltadas para os festejos juninos deste ano e também sobre a SOBRA FINANCEIRA DA LEI ALDIR BLANC.

A reunião teve inicio com os informes dados pelo Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (bibiu), sobre a reunião que o mesmo teve com o Prefeito Antonio Sobrinho buscando um canal de comunicação com a gestão cultural do Município a fim de tratar sobre as festividades juninas e sobre a sobra da Lei Aldir Blanc.

Bibiu comunicou que ficou acertado que “o Prefeito prometeu convocar a comissão que cuidou dos Editais da Lei Aldir Blanc no ano passado para dialogar com o setor Jurídico e Financeiro da prefeitura para agilizar a publicação dos Editais voltados a utilização dos R$ 34.600,00 (trinta e quatro mil e seiscentos reais) que restam como sobras da LAB1 no caixa da prefeitura e, se possível, que os editais possam servir para a realização dos festejos juninos deste ano que ainda vai ser virtual".

Leia mais

Bibiu falou também da defesa que fez para que os Editais desta feita, contemplem os SONORIZADORES dos eventos como NILDO SOM, BASTINHO SOM e outros, uma vez que apesar deles terem direito, não foram contemplados nos editais anteriores. O Prefeito prometeu que “uma vez estando dentro da Lei, nada mais justo do que ajudar a estes trabalhadores da Cultura que estão também passando muita necessidade”.

O Conselheiro Estadual da Cultura dialogou também com Prefeito sobre a liberação das sobras da Lei Aldir Blanc no Estado da Paraiba que gira em torno de R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais) e propôs ao Executivo que “fosse criada uma comissão para ajudar os artistas de Alagoa Grande quando das inscrições dos editais do Estado pois, o foco deve ser voltado para este fim uma vez que são milhões de reais destinados a ajudar aos artistas nesta época de pandemia”. O Prefeito acatou a proposta e ficou de encaminhar a criação desta comissão que muito irá ajudar aos nossos artistas.

Com estas informações os participantes da reunião passaram a usar da palavra e foram muitas as participações como, por exemplo, a de Nazareno Félix, articulador de Turismo e Cultura do Banco do Nordeste do Brasil que mencionou a importância da união dos Artistas e Empresários para promoverem o desenvolvimento do Turismo no Município a exemplo de Areia que atraves da ATURA – Associação dos empresários locais, está preparando a cidade para juntos com a Prefeitura, receberem os milhares de turistas que estão ávidos por viagens depois da pandemia” e estes irão deixar divisas no Município ao apreciarem a cultura, hospedagem e a gastronomia local

Em sua participação Jaelson Barbosa, diretor da Harmônica Produção Artística e pai do cantor Artur Vinicius que vai lançar o próximo CD – QUASAR – numa grande live no próximo dia 23, falou sobre a importância dos artistas se organizarem e passarem a investir em outras possibilidades além dos recursos oficiais. Com as mídias e outras facilidades de aquisição de Estúdios diversos, a projeção dos artistas tem tido uma facilidade melhor na sua projeção.

Já o Roteirista e Ator Allan Marcos sugeriu que “para os próximos editais sejam convocados os Artistas para participarem da confecção dos mesmos para que não fique ninguém de fora e que os editais sejam os mais justos possíveis”.

Participaram também da reunião artistas e ativistas culturais a exemplo de Joelson Silva (Forró Regaça), Haroldo da Vila, Amâncio (Banda Sol Maior), Nado Artesão, Mikael Ferreira e outros inclusive visitantes como Beto Quirino, artista com grande projeção e experiência nas Artes Visuais, ator e ativista cultural que informou se sua luta pela Construção da Casa dos Artistas da Paraiba objetivando amparar aos artistas quando de sua velhice caso estejam desamparados, e falou também da importância dos artistas se filiarem ao SATED – Sindicato dos Artistas que visa dar sustentabilidade a profissionalismo dos artistas.

Tambem tivemos a presença do Ator e Ativista Cultural Joilson Custódio da cidade de Bananeiras. Ele que é presidente da AJAC – Associação dos Jovens Artistas de Bananeiras, que falou da importância da união dos Artistas em defesa do progresso da Cultura e do Turismo da região.

Joilson falou também do apoio que tem dado a candidatura de Bibiu á reeleição do Conselho Estadual da Cultura aja visto a coerência, luta e experiência que o mesmo leva consigo para representar os Artistas do brejo no Conselho. Pediu o apoio de todos para que possamos manter esta Cadeira sendo ocupado por quem realmente entende e defende nossa Cultura.

A reunião terminou por volta das 11 h, e foi acolhida por todos como uma reunião que nos deixou RICOS ENSINAMENTOS de mobilização cultural, organização e interação com outros Artistas e vivências diversas. Foi uma reunião em que ouvimos experiências e propostas de fazedores e ativistas culturais que muito têm para contribuir com nosso processo de organização e assim sendo, fica aqui os nossos mais sinceros agradecimentos pela presença de todos.

Não havendo fatos que mereçam uma reunião emergencial, marcamos a próxima reunião ordinária para o dia QUATRO DE JULHO sob a coordenação da AFRORRÓ - (Associação dos Artistas e Fazedores de Cultura de Alagoa Grande, PB).






Fotos, texto e edição da matéria de: Severino Antonio - bibiu

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário