segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Conjunção dos Planetas Júpiter e Saturno acontecerá nesta segunda, 21 de dezembro

 


Hoje, 21 de Dezembro, ocorrerá a conjunção entre Júpiter e Saturno, fenômeno que está sendo popularmente chamado de "Estrela de Natal". Mas onde e como posso ver a Grande Conjunção ?

O fenômeno poderá ser observado em todo o mundo, logo após o por do Sol. No Brasil, por volta de 19:20h, quando a luz solar já está mais tênue, olhe para o Oeste (a mesma direção onde o Sol se põe). Você perceberá um ponto amarelado brilhante, destacando-se no céu. Alí estarão Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e Saturno, o planeta dos anéis, bem próximos um do outro. Tão próximos que parecerão ser apenas uma única e brilhante estrela. 

Leia mais

Obviamente eles estão separados por milhões de quilômetros, mas por conta da nossa perspectiva de observação aqui da Terra, eles aparentarão estarem quase se tocando. Se você possuir um bom binóculo, aproveite! Mas se não possuir, sem problemas, o fenômeno será lindo de ser observado de qualquer maneira.
- O registro fotográfico desta postagem foi produzido na noite de 18 de Dezembro, em Nice, Côte d'Azur, Franca, publicada por Astrophilos.

Um momento histórico! Esses são Júpiter e Saturno visíveis ao mesmo tempo no telescópio. A última vez que foi possível vê-los tão próximos no céu da Terra aconteceu há quase 800 anos. Na era dos telescópios, o encontro dos gigantes gasosos do sistema solar está sendo visto de perto!

Blog rafaelrag com Marcelo Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário