quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Morre, aos 96 anos, Bibi Ferreira, ícone do teatro brasileiro A atriz, cantora e diretora teatral foi vítima de uma parada cardíaca

A atriz, cantora e diretora teatral Bibi Ferreira |
A atriz, cantora e diretora teatral Bibi Ferreira
Morreu no início da tarde de ontem, quarta-feira, 13 de fevereiro,  vítima de uma parada cardíaca, a atriz, cantora e diretora teatral Bibi Ferreira, de 96 anos, considerada um ícone do teatro nacional.

No início de 2013, apresentando o espetáculo "Histórias e Canções" em temporada popular no teatro Carlos Gomes, na praça Tiradentes, no Rio, Bibi Ferreira começou a tossir no meio de um quadro e depois, recuperada, explicou: "É alergia. Sou alérgica a teatro". 

A plateia lotada riu muito. Então com 90 anos, a atriz, reza a lenda teatral, havia estreado no palco ainda bebê, aos 24 dias, na peça "Manhã de Sol", da companhia em que trabalhava seu pai, o lendário ator Procópio Ferreira (1898-1979). 

Ela teria entrado no lugar de uma boneca, de última hora, levada no colo pela atriz Abigal Maia, dona da companhia, mulher do dramaturgo Oduvaldo Viana e sua madrinha. O nome de Bibi, nascida em junho de 1922 no Rio, era Abigail Izquierdo Ferreira. 

Izquierdo veio da mãe, a espanhola Aída Izquierdo, corista de teatro de revista. Até os 18, quando estreou oficialmente como atriz ao lado do pai, Bibi cantou e dançou esporadicamente, levada por Aída, pela América Latina e no Rio, nos palcos e num filme. 

Seu primeiro personagem propriamente teatral foi Mirandolina, de "La Locandiera", de Goldoni, em 1941. Três anos depois, com o teatro brasileiro em fase de modernização, já tinha sua própria companhia, por onde passaram iniciantes como Cacilda Becker. 

No final dos anos 1940, depois de um período de estudos na prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, estreou também como diretora, o que faria ao longo da carreira, montando de brasileiros como Nelson Rodrigues a clássicos. 

Uma peça em que trabalhou como atriz e para a qual retornou depois como diretora, em seguidas remontagens que lembravam o maior sucesso de Procópio, que ela sempre tratou carinhosamente como "papai", foi "Deus lhe Pague", de Joracy Camargo. 

Musicais

Defensora do teatro como ofício, a exigir dedicação e técnica, Bibi se orgulhava da voz, que lhe permitia ser ouvida por toda a sala, sem microfone, nos maiores teatros. Os espetáculos que mais marcaram a sua trajetória foram todos musicais. 

Ela passou a priorizar o gênero na década de 1960. Um dos espetáculos que trouxe de Nova York foi "My Fair Lady", em 1964, junto com Paulo Autran, ator que voltaria a dividir o palco com ela no musical "O Homem de La Mancha", de 1972. 
Leia mais
Seu maior personagem, Edith Piaf, nasceu de outra peça da Broadway, que acabou se concentrando nas canções, na adaptação dirigida por Flávio Rangel. Estreou em 1983 e ficou sete temporadas em cartaz, voltando em cenas pontuais de outros espetáculos. 

Mas é um musical criado em 1975 por Chico Buarque e Paulo Pontes, então seu marido, que ela recordava com mais carinho -a ponto de considerar "Gota D'Água", adaptação de "Medeia" para uma comunidade carioca, "a maior obra da dramaturgia nacional".

Embora admiradora da Broadway, Bibi defendia com persistência o teatro brasileiro. Um de seus últimos projetos, que não conseguiu viabilizar, foi um espetáculo de revista com orquestra, coristas e luxo, para uma geração que só conhece musical americano, hoje.

Aposentadoria

Sempre ostentando uma saúde “de ferro”, a filha de Procópio Ferreira — precursor do teatro brasileiro — achava um “absurdo” questionarem se ela um dia irar se aposentar. “Eu só paro quando Jesus Cristo achar que a eu tenho que calar a boca e morrer”, afirmava. Para a atriz e cantora, a carreira era uma obrigação que tinha que fazer com competência e respeito, porque o público de teatro paga antes de ver o produto. “Eu tenho um compromisso com o meu público”." 

Em setembro de 2018, Bibi anunciou sua aposentadoria dos palcos. 

Histórias do Baú

Muito religiosa, Bibi rezava todas as noites em volta da Bíblia com as pessoas que trabalhavam em sua casa e pedia “que eu tenha voz” e que “tenhamos saúde”, para continuar a cumprir todos os compromissos de mãe, atriz e cantora. As orações sempre deram certo. Com uma disposição invejável Bibi, fazia questão de estar em forma e elegante em todas as suas apresentações. Outra particularidade eram seus sapatos. Sempre em saltos altíssimos, ela dizia não sentir diferença porque andou a vida toda desta maneira.

Das artes

Nos raros momentos entre pai e filha, a diversão quando garota era passear pela pinacoteca particular do pai. Com uma relação visceral com as artes, a musicista tocava piano, violão e violino. “Flerto com meus instrumentos diariamente. É quase um namoro”, dizia.

(GazetadoPovo)

Blog rafaelrasg

Nenhum comentário:

Postar um comentário