sábado, 23 de dezembro de 2017

UFCG participa do teste de segurança da Urna Eletrônica



Doutorando em Computação compôs o grupo G1

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), Pedro Yóssis, foi um dos dezesseis participantes do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (segurança da urna eletrônica), realizado entre os dias 27 e 30 de novembro.

Durante quatro dias, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, dez planos de ataque foram executados - formas diferentes de identificar vulnerabilidades no sistema e procedimentos de segurança, tanto na captação como na apuração de votos. Os resultados foram divulgados, no último dia 12.

Pedro Yóssis compôs o Grupo G1, liderado pelo professor Diego Aranha (Unicamp), que apresentou quatro planos de teste na fase de inscrição, dos quais três focavam no conjunto de software do Ecossistema da Urna.

Os resultados obtidos pelo grupo G1 foram: decifrar o sistema de arquivos que possui o software da urna; encontrar bibliotecas sem assinatura digital, o que permitiu a injeção de código a ser executado junto com a votação; mecanismos para quebrar o sigilo do voto do eleitor; boca de urna na urna (colocando uma mensagem na tela de votação com a sugestão para o eleitor votar no número 99); provocar um erro "zerando" a cédula de votação do eleitor, o que poderia abrir espaço para alteração de votos, mas o tempo terminou antes de conseguirem realmente alterar as cédulas.

O estudante tem sua pesquisa de doutoramento realizada no Laboratório de Sistemas Distribuídos (DSC) do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), sob orientação dos professores Andrey Brito e Hyggo Almeida.

Blog rafaelrag com Ascom/UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário