terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Comunidades remanescentes de quilombo no Cariri paraibano



O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura (Nepec) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a base do MST/Sumé e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase - Unidade do Cariri) iniciou uma pesquisa no território da antiga "Fazenda Serra Branca", no município de Serra Branca-PB, cujos dados serão elementos fundamentais no processo de auto reconhecimento e pela titularidade dos territórios historicamente ocupados, segundo a coordenação da pesquisa.

Neste processo de pesquisa foram identificadas pelos pesquisadores, três comunidades que são remanescentes de quilombo na região: Sítio Cantinho, Lagoinha e Ligeiro de Baixo.

A pesquisa está sendo coordenada pelos professores Wallace Gomes Ferreira de Souza, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACiS/CDSA) e Faustino Teatino Cavalcante Neto, da Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC/CDSA). Participam como colaboradores os professores Carolina Figueiredo de Sá, Isaac Alexandre da Silva; Filipe Gervásio Pinto da Silva, José de Sousa Pequeno Filho e Adriana de Fátima Meira Vital. 

Blog rafaelrag com Assimp CDSA/UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário