quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Divulgado o Gabarito Oficial do ENEM 2017

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que fizeram as provas do Enem nos últimos dias 5 e 12 de novembro já podem consultar os gabaritos das provas. Com ele, os estudantes podem consultar quais questões acertaram, simular a nota e calcular o desempenho na avaliação. A nota oficial, no entanto, só será divulgada em 19 de janeiro, pois cada exercício possui um peso diferente.
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais conhecidas do Brasil. No início, era uma avaliação das condições do Ensino Médio, mas passou a ter um papel muito mais importante: garantir o acesso à Universidade. No entanto, o Enem é útil para muitas outras opções.
O ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são as finalidades mais conhecidas do Enem. O primeiro oferece bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação nas universidades privadas, e a seleção leva em conta alguns critérios, desde a nota na prova até as condições socioeconômicas do candidato. O Sisu pode levar o concorrente direto às universidades públicas. As inscrições abrem duas vezes ao ano, no começo e no fim do primeiro semestre, e o aluno deve concorrer com a nota do Enem realizado no ano anterior.
Outra facilidade é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Essa opção geralmente é preenchida pelos que não conquistam o ProUni. Assim, é possível tentar um financiamento para pagar o curso superior com mais “folga”. É um empréstimo em que parcelas pequenas são pagas mensalmente, referente aos juros. O curso, mesmo, só será quitado depois da sua formação. Também é uma opção para quem conquistou bolsa de 50% no ProUni, podendo financiar a parte restante.
Muitas faculdades públicas também utilizam a nota do Enem para compor o processo seletivo da instituição. O candidato se inscreve para o Vestibular, informa a nota que obteve no Exame e, no fim do processo, as duas notas são somadas. Por isso é muito importante tirar nota alta na redação do Enem. Além disso, algumas faculdades privadas abrem mão do próprio processo seletivo, optando por aceitar alunos apenas com a nota do Enem, desde que seja uma boa nota.

 Veja mais










Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário