Disciplina de Instrumentação II, UGCG, Cuité, 2017.1, turno noite, ministrada pel professor Rafael Rodrigues.Nesta postagem, vemos kits feitos com materiais de baixo custo, para medir o período do oscilador massa-mola e o pêndulo simples executando movimento harmônico simples (MHS).
È discutido também os tipos de ondas e a determinação da aceleração da gravidade através da vazão no escoamento de liquido. A vazão Q é a taxa de variação do volume 🔼V por unidade de tempo, ou seja, que resultado no produto da velocidade pela área.
Q=🔼V/🔼t ⟹ Q=va . Eq(1).
Usando a equação de Torricelle, determina-se a velocidade em termos da aceleração da gravidade e da altura, ou seja, com a velocidade é nula, obtemos:
v=(2g'h)1/2 . Eq(2).
Q=va= a(2g'h)1/2 =a (2g')1/2 (h)1/2 Eq(3).
Portanto, construindo um gráfico da vazão Q versus (h)1/2 obtém-se uma reta. Neste caso, vemos que o coeficiente angular será dado pelo quociente entre a variação da vazão pela variação da raiz quadrada da altura, ou seja,
C= (Q_2-Q_1)/[(h_2)1/2-(h_1)1/2] Eq(4)
Por outro lado, a partir da Eq(3), vemos que o coeficiente angular é dado por
C=a (2g')1/2 .
Desta forma encontra-se a aceleração experimental g'.
No cálculo da discrepância relativa ou erro relativo, usamos o valor da aceleração da gravidade tabelado, isto é, g=967cm/s2 ou g=9,8m/s2
Dr=|g-g'|/g=0,06=6%
com g' sendo o valor da aceleração da gravidade experimental, obtido através do gráfico.
Vídeo
Pêndulo simples
Oscilador Massa-mola
Veja mais imagens
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário