terça-feira, 22 de dezembro de 2015

HILDON RÉGIS NAVARRO: DE COMERCIANTE A PREFEITO DE ALAGOA GRANDE

Hildon Régis e esposa Norma
Adendo do blog rafaelrag. Parabéns Professor Gildo, pela lembrança do grande desportista e comerciante Sr. Hildon Régis. Parabéns também pela passagem de seu aniversariante, dia 20 de dezembro,  e por ter construídos várias escolas no município de Alagoa Grande. 

Nunca votei em Bôda, mas já votei para prefeito no amigo Hildom Régis. Naquela época, o meu tio José Rodrigues, foi eleito vereador e votou no pai de Bôda também. Não votei em Bôda na última eleição porque ele não prometeu doar um terreno para construção de um edifício próprio para o polo Manuel rodrigues da Silva (MRS) do sistema da universidade aberta do Brasil (UAB). Eu tinha uma certeza que não votaria em Bosco Júnior, porque ele não doou o Terreno para o polo MRS e doou para outros a pedido do vereador Fabiano Luiz, o vice-prefeito Sobrinho, empresários Agnaldo da São Luis, Gringo do Bar da Pedra, Adriano de Ferreirinha, etc.

No domingo, 20, foi o  aniversário de mais um importante personagem da política alagoagrandense, trata-se de Hildon Régis Navarro. Natural de Mamanguape, o ex-prefeito chegou na cidade como comerciante, instalando a "Farmácia Régis" na Rua Apolônio Zenaide.

Com o passar do tempo, casou-se com uma jovem alagoagrandense de família tradicional, Norma Maria Navarro Montenegro, exímia professora de Ciências e Biologia do antigo Colégio São José ou Colégio Estadual; hoje, denominado Padre Hildo Bandeira. Com Norma, Hildon compartilhou a graça de gerar os filhos: João Montenegro Navarro, Hildon Régis Navarro Filho e Thiago Navarro.


O casal sempre participou do cotidiano da cidade, fosse no teatro, na religião, no esporte e na educação. Dai terem conquistado a simpatia do povo de Alagoa Grande, vindo a tornar-se referências, principalmente junto aos estudantes. Todos os anos, quando os estudantes realizavam as tradicionais viagens de fim de ano, Hildon e Norma eram convidados por eles para irem juntos, pois era motivo de honra para os estudantes, a presença do casal. Era a representação da família tradicional alagoagrandense.

Pela sua notoriedade pública, passou a ser cobiçado por diversos partidos políticos para se candidatar a algum cargo político no município, porém sempre disse “não”.
Todavia, para surpresa de todos, até mesmo para alguns membros da família, em 1982 foi candidato a Prefeito da Cidade apoiado pelo prefeito da época, Dr. João Bosco Carneiro, e embalado com a música "Dia 15 de novembro, eleitor, vamos votar em Hildon Régis para prefeito e para vice é seu Vavá (in memoriam)", e "Gasolina, Cagepa e Energia faz o pobre gemer sem sentir dor (Lalia e Neusa). Nessa campanha, Hildon derrotou por 212 votos o seu adversário político, Antonio da Silva Sobrinho.

Assumiu em 1983 até meados de 1989, quando deu uma pausa em seu mandato, pois sem apoio do então governador, deixou o governo alagoagrandense, assumindo, o seu vice-prefeito Genival Sales Amorim.
De forma humilde, voltou de onde começou, tornou-se representante de medicamentos e de cabeça erguida, dez anos depois (1992), deu a volta por cima e voltou a ser protagonista novamente da política alagoagrandense.
Numa eleição inédita, Hildon Régis implantou um novo sistema de se ganhar eleições sem gastar dinheiro e sem realizar nenhum comício, desafiando o tradicionalismo e inovando a forma de se fazer política. Hildon venceu as eleições simplesmente visitando todas as famílias da cidade, o que na época foi noticiado em diversos meios de comunicação; depois disso, tornou-se referência, e hoje, na maioria dos municípios, quem quiser ganhar campanhas eleitorais tem que, no mínimo, visitar os domicílios dos eleitores, o chamado “corpo a corpo”.
Nas duas passagens pela prefeitura de Alagoa Grande, Hildon Régis Navarro também deixou seu legado administrativo. Com uma visão futurística, investiu na educação de forma profícua, lembrando o grande educador Paulo Freire, que dizia " O conhecimento liberta". Dentro dessa temática, espalhou escolas por todos os recantos do município, no sentido de que as pessoas residentes, essencialmente, da zona rural pudessem ter o seu aprendizado e com isso conseguisse desenvolver o seu intelecto e saíssem da "cegueira" da ignorância.
Construiu escolas nos sítios Malhada, João Lula, Rapador, Serra Grande, Paquivira, até o Sítio Boa Ideia. Por iniciativas como essas, é que hoje podemos encontrar filhos de Alagoa Grande que nasceram na zona rural, e estão formados ou trabalhando dignamente colaborando com o sustento de sua família.
Ademais, Hildon Régis construiu diversos calçamentos na cidade e eletrificou muitas comunidades rurais. Foi também na sua administração que Alagoa Grande viveu os melhores momentos de festas de ruas como: Festa da Padroeira, São João e Carnaval fora de época, o "Alafolia", além de ter dado início a reforma do teatro "Santa Ignês".
Leia mais


Por fim, "Minelle" - como é conhecido pelos íntimos por lembrar Rubens Minelle, ex treinador do Palmeiras, seu time de coração - fez sua parte como prefeito e deixou a "peteca" nas mãos do seu sucessor político, Hildon Régis Navarro Filho (Bôda) para dar continuidade aos seus pensamentos de realizar muito mais pelo povo alagoagrandense.
Recentemente, o ex-prefeito, Hildon Régis, que é apaixonado pela família que possui, teve mais um gesto nobre, digno de elogios, foi ao Rio de Janeiro visitar o "mudinho", cidadão que trabalhou com ele por bastante tempo, e que se encontra combalido por alguma patologia, e lá na cidade maravilhosa prestou sua solidariedade, mostrando todo o seu lado humanitário. Diante de tudo que comentamos, desejamos toda sorte do mundo ao ex-prefeito, Hildon Régis e toda sua família. Parabéns.



RAPIDINHA 1

Atendendo pedidos de alguns jovens estudantes da cidade, que têm curiosidade de saber um pouco sobre os políticos que passaram por nossa terra, é que estamos escrevendo um pouco da história que cada um. É importante que todos tomem conhecimento do passado para se planejar melhor o futuro. Um município sem memória, é um município morto.

RAPIDINHA 2

Quem está dignificando o voto dado a ele é o deputado João Bosco Carneiro Júnior, pois tem se mostrado ser um parlamentar de alto nível, a ponto de deixar, quem não voltou nele arrependido. O Deputado, mesmo sendo da base governista, mostrou-se independente na hora de votar acerca da criação do Tribunal de Contas do Município. Ficou a favor do funcionalismo público. Sua postura na Assembleia Legislativa tem merecido destaque, pois tem escolhido ficar sempre ao lado do povo com agenda propositiva e não destrutiva. Valeu mesmo." A quem honra, honra".

RAPIDINHA 3

Vamos "Dar a César, o que é de César". O Governador Ricardo Coutinho tem demonstrado realizar um governo austero, na prática, com muita eficiência. O Estado da Paraíba que vinha crescendo a uma média de 11% ao ano, com toda essa crise ainda fechará o ano com um crescimento de 3% ao ano. E o melhor: pagou o décimo terceiro, décimo quarto e décimo quinto aos profissionais de educação do estado. Um final de ano pra lá de ótimo.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO

JORNALISTA

DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário