- Soluções desenvolvidas pela equipe de Marcio Camargo do campus de Cuité conquistaram o 1º lugar em duas categorias.
O professor de Biofísica, Márcio Camargo de Melo (foto), do Centro de Educação de Saúde da UFCG, campus de Cuité-PB, está entre os vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba, realizada entre os dias 28 e 31 de outubro. O docente é um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GGA) da UFCG, o qual inscreveu três projetos para a competição. Dois deles obtiveram o 1º lugar nas categorias I e II.
Na categoria I - IDEIAS, CONCEITOS, SOLUÇÃO - a solução vencedora foi a UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA MONITORAMENTO DAS DEFORMAÇÕES VERTICAIS DE ATERROS SANITÁRIOS. Este projeto tem como objetivo monitorar os deslocamentos verticais dos resíduos, os chamados recalques através de drones. Desta forma, o monitoramento dará respostas diretas sobre a estabilidade destas obras estruturais e permitirá conhecer, indiretamente, como se dá a taxa de degradação biológica dos resíduos ali aterrados e predizer a vida útil.
Além disso, o monitoramento ocorrerá em tempo real, já que os dados obtidos pelos drones serão imediatamente repassados a uma central informatizada. O trabalho terá, também, como vantagem a diminuição da mão de obra utilizada, e, portanto, a saúde do trabalhador estará preservada.
Já na categoria II - PRODUTO, PROCESSO, SOLUÇÃO - a proposta vencedora foi a OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM BIORREATORES DE ESCALA REDUZIDA. O objetivo deste trabalho é melhorar a eficiência na produção de biogás a partir da decomposição de resíduos sólidos orgânicos.
O resultado final da I Olimpíada de Inovação da Paraíba pode ser conferido através do sitehttp://www.olimpiadainovacaopb.org/
(Ascom/CES – 04.11.2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário