terça-feira, 15 de abril de 2014

GOVERNADOR RICARDO VISITA A NOVA CAMARÁ, EM ALAGOA NOVA, NO SÁBADO, 12 DE ABRIL

O governador Ricardo visitou a reconstrução da barragem de Camará, denominada de Nova Camará, ele destacou que não quer saber quem foi o culpado e, sim, trabalhar para entregar a obra pronta em outubro deste ano. Veja as imagens da Nova Camará, em Alagoa Nova, no sábado, 12 de abril.

O governador Ricardo Coutinho inspecionou, no sábado (12 de abril), as obras de reconstrução da barragem Camará, no município de Alagoa Nova. Estão sendo investidos nas obras mais de R$ 37 milhões. O reservatório, que tem capacidade de acumular 26 milhões de metros cúbicos, foi inaugurado em 2002. Em 2004, ele teve a base danificada e agora está sendo reconstruído.
“Hoje estamos iniciando a concretagem da base da barragem para depois subirmos a parede. Antes disso, foi feito um trabalho minucioso, com a contração de várias consultorias especializadas visando segurança na sua construção. Camará será um marco para que toda essa região tenha água de boa qualidade, a partir do sistema de adutoras que será construído”, destacou Ricardo.
Ricardo explicou que, no Compartimento da Borborema e no Brejo, o Governo do Estado tem investido em obras hídricas com intervenções positivas. A adutora de Sertãozinho está com 600 metros implantados, a de Jandaia, em fase final de licitação para ser assinada a ordem de serviço, com a oferta de água para vários municípios.
Em breve, será inaugurada a adutora de Araçagi-Guarabira que vai fortalecer o abastecimento d´água de Guarabira, Cuitegi, Pilõezinhos e Araçagi. Em Areia, a população também vai ter água tratada.
O vice-governador Rômulo Gouveia avalia que a reconstrução da barragem Camará será a redenção para a região de Alagoa Nova, que inclui vários municípios que receberão água através do sistema de adutoras.
O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, explicou que estão sendo preparados os primeiros quatro blocos de concretagem da barragem. “Essa data de 12 de abril é importante, Camará começa efetivamente a ser reconstruída”, destacou o secretário acrescentando que a obra tem pareceres dos maiores especialistas e geólogos do país e projeto aprovado pelo Ministério da Integração Nacional.
Diversos auxiliares do Governo do Estado participaram da visita às obras da barragem Camará, além de lideranças da região e dos deputados estaduais Manoel Ludgério, João Gonçalves, Adriano Galdino e Tião Gomes, da prefeita de Matinhas Fátima Silva, o ex-prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, entre outros convidados.
Depois de concluída, a barragem vai beneficiar os municípios e localidades de Algodão de Jandaíra, Alagoa Nova, Areial, Campinote, Cepilho, Esperança, Chã de Marinho, Floriano, Jenipapo, Puxinanã, Lagoa Seca, Matinhas, São Tomé, Lagoa do Mato, Pocinhos, Remígio, São Miguel e São Sebastião de Lagoa de Roça.













Blog rafaelrag com informações da entrevista dada ao repoprter Edicarlo da Rádio Rural de Guarabira e  SECOM PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário