sábado, 30 de junho de 2012

V Escola de Inverno de Física - UFBA, inscrições vão até o dia 08 de julho



PROFESSOR DE FÍSICA DA UFCG MINISTRARÁ UM MINI-CURSO EM SALVADOR-BA

UFBA
Campus OndinaInstituto de Física
Farol da BarraMuseu de Arte Moderna




A V Escola de Inverno de Física, organizada pelo programa de Pós-Graduação em Física, será realizada entre os dias 23 e 27 de julho de 2012 no Instituto de Física da UFBA em Salvador-BA.

As atividades da Escola são dirigidas a alunos de graduação (especialmente cursando últimos semestres) em Física ou em áreas correlatas, e alunos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

Um dos objetivos da Escola é oferecer mini-cursos e palestras sobre temas importantes para a formação de estudantes em diferentes áreas da Física.

O formulário de inscrição on-line e mais informações podem ser encontrados na página:

http://www.escoladeinverno.fis.ufba.br

As inscrições encerram-se no próximo dia 08 de julho de 2012.

Um dos mini-cursos será ministrado pelo Professor Barosi da UFCG

Alguns Aspectos Fundamentais de Teoria Quântica de Campos e a
Busca por Supersimetria
Carga Horária: 4h
Luciano Barosi (UFCG)
 

Resumo:
Serão apresentados quatro teoremas fundamentais para o entendimento e aplicação da Teoria Quântica de Campos, focando no significado Físico dos resultados e não nas demonstrações técnicas. As implicações desses teoremas são discutidas e são apresentados os elementos do formalismo que dependem fortemente desses resultados, deixando claras as hipóteses necessárias e apresentando contra-exemplos. Todos os teoremas apresentados estão relacionados com simetrias e com aspectos de representação e grupos: Teorema de Stone/Von Neumann; Teorema spin-estatística; Teorema de Weinberg-Witten. Teorema de Coleman-Mandula. Na última aula é apresentada de maneira esquemática a busca de supersimetria do LHC, enfocando nos modelos e discutindo o significado da descoberta (ou não) de supersimetria nos próximos anos.
Blog rafaelrag




Nenhum comentário:

Postar um comentário