quarta-feira, 20 de junho de 2012

Professores da UFCG protestam contra adiamento das negociações com o governo federal




Os professores da UFCG em greve, em conjunto com estudantes e servidores técnico-administrativos realizaram durante toda manhã da terça-feira (19/06) um protesto na Praça da Bandeira, em Campina Grande, contra um novo adiamento das negociações com o governo federal. Os docentes querem a reestruturação da sua carreira, a valorização e a melhoria das condições do seu trabalho.
A mobilização conjunta de docentes, alunos e servidores para pressionar o governo federal a realizar negociações reais com os professores e funcionários em greve começou por volta das 8h, no Campus da UFCG. De lá até a Praça da Bandeira, eles realizaram uma carreata divulgando o atual quadro da greve e convidando a população a participar do movimento. A carreata percorreu algumas das principais avenidas de Bodocongó, Bela Vista e do Centro.
No ato público o Comando Local de Greve realizou de uma panfletagem com material explicativo sobre a paralisação, a exibição de banner informando os gastos do governo com áreas sociais e com a dívida interna e externa, cartazes, bandeiras, faixas com a pauta de reivindicações do movimento. Também se apresentaram malabaristas e um cospe fogo, para chamar a atenção da população.
Reunião
Hoje deveria acontecer uma reunião do Comando Nacional de Greve da categoria com representantes dos Ministérios da Educação e do Planejamento e Orçamento, mas o encontro foi adiado com a alegação de que o governo ainda não tinha concluído estava pronto o esboço de proposta de reestruturação da carreira.
O cancelamento da reunião é mais um praticado pelo Governo Federal, que desde março vem descumprindo, sem justificativas, vários prazos acordados com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES-SN.
Programação

Dentro da programação das atividades de greve estabelecidas pelo Comando Local de Greve, também estão previstas para acontecer hoje (19/06), às 18h30, na sala de vídeo do Bloco AB do Centro de Humanidades, a exibição e debate do filme “Quanto vale ou é por quilo”.
Na amanhã, dia 20/06, a partir das 9h, Dentro do Ciclo de Debates da Greve acontecerá o debate: “Precarização do Trabalho e Valorização Docente na Universidade”, no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega. Os expositores serão os professores Marinalva Vilar (Comando Local de Greve), Bráulio Maia (Diretor do CCT da UFCG) e Alexandre Marinho (Coord. do Curso de Medicinada UFCG-Campus de Campina Grande).
Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário