quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bispo de Guarabira fala sobre envolvimento de padres na política

80875_W220Q60I2SASRFHFVRLRRCLCTCRCBEm entrevista na manhã desta terça (28), o Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena abordou alguns temas de interesse da sociedade, principalmente, dos fiéis católicos.
Inicialmente Dom Lucena falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2012, referente à saúde pública. O Bispo ressaltou que nos últimos anos, a CNBB tem abordado temas sociais, que segundo o religioso, fazem parte da vida da sociedade, a exemplo da importância do dinheiro (2010) e da consciência ambiental (2011).
Ainda sobre a campanha da fraternidade lançada na “Quarta-Feira de Cinzas”, o bispo afirma que a CNBB busca uma discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação de um funcionamento justo, acrescentando que também é proporcionada em cima deste tema uma reflexão sobre os tipos de saúde, tanto física quanto espiritual.
Dom Lucena adiantou também que a Comissão dos Bispos da CNBB já definiu o tema da Campanha da Fraternidade de 2013, referente à juventude.
Indagado sobre a participação direta de padres na política, Dom Lucena foi enfático ao declarar que qualquer padre de sua diocese pode colocar seu nome a disposição para disputa eleitoral, no entanto, o Bispo alertou que para isso, o padre deverá se desligar totalmente de suas funções sacerdotais, ficando assim, “suspendo de ordem”. Conforme Dom Lucena, uma pessoa não pode assumir duas funções ao mesmo tempo, pois, além de não dar conta de forma eficaz, ainda tira o espaço de outra.
nordeste1

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário