Javaroni alerta que a dificuldade de ereção é um aviso de que existe um problema vascular mais grave. Numa pesquisa realizada no ano passado, ele e equipe acompanharam homens hipertensos durante um período de quatro semanas. O grupo com função erétil normal era o mais saudável do ponto de vista cardiovascular, e esses homens apresentaram níveis mais baixos de glicose, colesterol, triglicerídeos; menor espessura da parede das carótidas (levam o sangue arterial do coração para o cérebro) e maior capacidade de dilatação arterial, quando comparado ao grupo que se queixava de impotência sexual.
— A disfunção erétil é um marcador de problema cardiovascular. A falta de resposta ao tratamento medicamentoso para impotência sexual mostra um risco ainda maior — diz o urologista, comentando que muitos homens ainda consideram a vista periódica ao urologista desnecessária.
Mesmo os indivíduos que sofrem de problemas de ereção preferem a automedicação ao constrangimento de expor seu problema ao profissional de saúde capacitado para ajudá-lo, afirma Javaroni, médico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj).
— Esta atitude pode trazer consequências graves, uma vez que contribui para retardar a detecção de fatores de risco cardiovascular. Um homem com 65 anos que não consegue uma boa ereção pode estar com hipertensão arterial há anos e nunca ter sentido nada — diz o urologista
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/impotencia-sexual-um-sintoma-de-doenca-vascular-grave-3927630#ixzz1m0TbklL9 © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário