terça-feira, 8 de julho de 2025

Ketolly Leal defendeu e foi aprovada em sua tese de doutorado u

 


Na última segunda-feira, dia 30 de junho de 2025, vivi um dos momentos mais importantes da minha vida: a defesa do meu doutorado. Um marco, não apenas acadêmico, mas pessoal, que representa anos de dedicação, luta, superações e, acima de tudo, transformações profundas.


Ainda estou processando tudo o que vivi e, por isso, meus sentimentos são misturados. Foram tantas batalhas internas e externas… tantas renúncias, tantas vitórias, mas também perdas. E, como é normal na vida, o caminho do doutorado também é marcado por perdas e ganhos de amizades. Porém, sou grata por cada um que cruzou o meu caminho.

Leia mais 


Um dos momentos que mais marcou minha trajetória foi o intercâmbio que fiz. Ele mudou minha forma de ver o mundo, ampliou minha visão sobre a ciência e sobre a vida. Aprendi muito com diferentes culturas e com diferentes perspectivas de como a ciência pode ser feita. Esse intercâmbio abriu meus olhos para novas possibilidades e me fez redescobrir minha paixão pela pesquisa.


Tive o privilégio de fazer o meu doutorado na segunda melhor universidade do Brasil e da América Latina, a UNICAMP. A oportunidade de aprender e trabalhar com professores renomados, tanto no Brasil quanto no exterior, foi uma honra. O professor Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda e o Dr. Alan J. Stewart, do Reino Unido, me guiaram e orientaram com generosidade, paciência e sabedoria.


O resultado de todo esse esforço foi mais do que eu poderia imaginar: não só a conclusão do doutorado, mas também uma aprovação para um pós-doutorado pela FAPESP, o que representa um novo capítulo na minha vida acadêmica e profissional.


Estou feliz, sim. Mas essa felicidade vem com a consciência de que fui guiada por energias positivas, pelo apoio imensurável da minha família e, especialmente, pela presença espiritual da minha mãe, que sempre acreditou em mim e me deu forças para seguir em frente. Ela me colocou neste mundo com um propósito, e acho que finalmente encontrei esse propósito: ser cientista.


Ainda estou em processo de digerir tudo o que vivi, mas, acima de tudo, sou eternamente grata a todos que estiveram ao meu lado durante essa jornada de quatro anos. Agradeço a minha família, que sempre esteve presente, me oferecendo suporte, amor e carinho. Ao amor da minha vida Aaron Reide, pela paciência.. apoio e carinho. Eu amo vocês!


Mãe, tudo isso é sobre nós.

Levarei você comigo em cada passo,

nas estradas suaves e nas trilhas ásperas.

Calçarei os sapatos que ferem,

quantas vezes for preciso,

porque sei que cada dor me conduz

ao destino da felicidade.


E quando meus pés estiverem cansados,

sentirei sua presença me sustentando,

como sempre fez em silêncio,

com amor imenso.


Te amo, mãe.

Hoje, amanhã e sempre


Dr. Ketolly Leal








Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário