quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Os primórdios do Município de Alagoa Grande-PB

 Terra de Jackson do pandeiro e de Margarida Maria Alves, que foi brutalmente assassinada.


Professor Rafael e Nita de Caiana dos Crioulos, recebendo um presente para o seu neto que mora na Vila Nova.

Lagoa Pão, cartão postal da cidade do professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité).

ALAGOA GRANDE - PB 


Histórico 

O Município teve origem nas terras conhecidas pela designação de 'Sertão do Paó', em cujas proximidades teriam habitado indígenas Cariris, ali ainda encontrados no início do Século XVIII. 

O devassamento do território, através de entradas procedentes do litoral, ou mesmo do sertão já por volta de 1620, produzia seus efeitos, com a instalação das primeiras casas e fazendas à margem da Lagoa do Paó, a atual Lagoa Grande, que daria o nome ao Município. 

A consolidação do núcleo, entretanto, verificou-se entre 1719 e 1767, quando Domingos da Rocha, o alferes Isidoro Pereira Jardim, o padre Luís Quaresma Dourado, Martinho Gomes, Agostinho de Jesus e outros obtiveram concessões de terras onde desenvolveram a lavoura e a criação de gado. Os dois primeiros são considerados os fundadores do Município . 

O distrito surgiu em 1861, sendo a padroeira N. S. da Boa Viagem, e o Município de Alagoa Grande em 1864, desmembrado do município de Areia. 

Gentílico: alagoagrandense 

* Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade.

Fonte: IBG  

Adendo do blog rafaelrag. O aniversário da cidade é 27 de março e o primeiro aniversário da emancipação política de Alagoa Grande-PB é 26 de de 1865. Ambas 

Veja mais imagens 







Nivaldo Gomes do morro do Cruzeiro, 3o. Colocado na VIII corrida réveillon de Alagoas Grande, realizada no dia 2-1-22.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário