terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Ministro da educação Camilo Santana diz que o governo Lula vem inaugurar o campus do IFPB no quilombo de Alagoa Grande



O ministro da educação Camilo Santana e Lula estão pensando que o terreno doado por André Amaral é no Quilombo da terra de Margarida Maria Alves, para a construção do campus do IFPB no município de Alagoa Grande. Sendo que fica a 23km do quilombo Caiana dos Crioulos.

Se André Amaral quisesse poderia doar o terreno na saída de Areia, próximo do centro da cidade de Alagoa Grande e distante 13km do quilombo. É simples assim.

No encontro do ministro Camilo Santana, André Amaral Filho, prefeito Bosco Neto, suplente de senador André Amaral, reitora Mary Roberta do IFPB e equipe, o ministro de educação foi o único que fez referência ao quilombo de Alagoa Grande-PB, mas ainda não aprendeu o nome: Caiana dos Crioulos, um pedaço da África no Brasil, símbolo da residência e agora com as novas graduadas quilombolas será o local do desenvolvimento da cultura Afrodescendente. Professor Rafael Rodrigues.

 



No ano passado, o suplente de senador André Amaral falou para Lula que tinha um terreno na região quilombola Zumbi de Alagoa Grande. Imediatamente Lula perguntou, você vai doar 5 hectares para a construção do campus do IFPB? André Amaral respondeu que sim. Está tendo um grande equívoco, qual é?

O distrito de Zumbi não é o quilombo de Alagoa Grande. O nome Zumbi não é em homenagem a Zumbi dos Palmares, mas é em homenagem a um cavalo.

Por que Cida, a presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande não foi convidada para esse encontro?

Por que o prefeito Bosco Neto não contratou ainda as graduadas quilombolas Poliana Nascimento, em matemática (UFCG, campus Campina Grande) e Daiane Lima em Educação do Campo (UFCG, campus Sumé)? Ambas quilombolas concluíram os seus cursos de graduação em 2024.

Será que a reitora do IFPB está sabendo que as estudantes Quilombolas do IFPB são do quilombo Caiana dos Crioulos. Duas delas estão sem transporte para viajar com outras colegas da UFCG, saindo do quilombo para Campina Grande. O professor Rafael Rodrigues está fazendo uma campanha para ajudar nas despesas com esse transporte e no seu próximo programa informativo GEMAG, na rádio Piemonte FM e transmitido pelo seu blog ciências e educação ele vai dizer quanto arrecardou e os nomes de quem contribuir.

Mary Roberta, é doutora em Engenharia de Processos, ela foi eleita reitora do IFPB no período do quadriênio de 2022 a 2026. Parabéns.

Matérias relacionadas. 

Um dos títulos de domínio entregue: Caiana dos Crioulos, municípios Alagoa Grande e Matinhas/PB - 3 títulos (646,5873 ha /98 famílias).

 Os Negros/Quilombolas através da sua resistência e perseverança finalmente consegue seu título do Território! Foram várias mãos que hoje recebeu do Lula este documento! Viva os quilombos da Paraíba!  Francimar.

No vídeo a seguir Cida, Severina Luzia, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos entrega suas reivindicações ao presidente Lula.

O presidente Lula garantindo a autonomia das comunidades remanescentes de quilombo do território e  promovendo a preservação das tradições culturais.


Alagoa Grande vai ganhar um campus do IFPB e, agora, é preciso de palestras de motivação para  os jovens, professores e representantes da população. 

https://youtu.be/lWgwa5vRlb8?si=SC2GVrH9h84KmNGZ

Neste vídeo, vemos André Amaral, prefeito Sobrinho e Pai Locutor dizendo que não concordam com o professor Rafael sobre Jackson do Pandeiro.  O professor Rafael diz que Jackson do Pandeiro foi um herói, aos 13 anos,  em fazer uma viagem a pé de Alagoa Grande (AG) para Campina Grande, passando pelo quilombo Caiana dos Crioulos. Eles não gostaram porque Jackson do Pandeiro ao fazer sucesso dizia que tinha vergonha de Alagoa Grande. O professor Rafael diz que Jackson está certo em relação a  sociedade da época, pois ele passava fome em Alagoa Grande.

Faz tempo que o professor Dr. Rafael solicita aos políticos para conseguir um campus universitário para Alagoa Grande, mas  até hoje ainda não fizeram um pedido ao presidente  Lula. Ele conversou somente uma vez com André Amaral, ele prometeu e fez.

Depois do professor Dr. Rafael Rodrigues acompanhar as instalações  do curso de Bacharelado em Administração Pública do IFPB, em Alagoa Grande o senador André Amaral reivindica um campus do IFPB para Alagoa Grande... Nesse ano de 2025 o professor Rafael esteve colaborando para a vinda do curso de Licenciatura em Computação e o quilombola Isaías Nascimento foi classificado, no primeiro processo seletivo desse curso. O professor Rafael divulgou também recentemente  as vagas para os cursos do IFPB, período 2025.2,  resultando na classificação de duas quilombolas de Caiana dos Crioulos Lucélia e Adriana foram classificadas para o curso de Licenciatura em Física e Maria dos Anjos para o curso de Licenciatura em matemática. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/08/senador-andre-amaral-reivindica-criacao.html?m=1

O suplente de senador André Amaral foi o primeiro dos políticos do congresso brasileiro que se interessou apoiar a consolidação dos cursos universitários de Alagoa Grande. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/08/senador-solicita-lulra-um-campus-do.html?m=1

  O suplente de Senador André Amaral, ao lado do prefeito Sobrinho,  promete ao professor Rafael Rodrigues apoiar o polo universitário de Alagoa Grande e muito mais.  Veja ele conversando com o professor Rafael.

https://rafaelrag.blogspot.com/2023/12/suplente-de-senador-andre-amaral.html?m=1

Lula diz que quer o campus do IFPB, na região quilombola.

https://rafaelrag.blogspot.com/2025/01/inicio-da-gestao-bosco-neto-e-destaque.html


O funcionário Gleidson recebendo as graduandas quilombolas do município  Alagoa Grande, no controle Acadêmico do IFPB. É o primeiro ano que   estudantes quilombolas se classificam para o IFPB.

Veja o vídeo na sala de aula do curso de Licenciatura em Física do IFPB.

 Após tirar suas dúvidas com o funcionário Gleidson no controle Acadêmico, as duas quilombolas de Caiana dos Crioulos Lucélia e Adriana visitaram a feirinha solidária do IFPB, campus Campina Grande, na quinta-feira, 25/09/25.

 https://rafaelrag.blogspot.com/2025/09/duas-feras-quilombolas-de-caiana-dos.html


Blog rafaelrag

8 comentários:

  1. A questão é que o projeto de Lula é instalar o primeiro IF no quilombo na comunidade de Cida, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos. Mas, o prefeito Bosco Neto, os vereadores e André Amaral estão querendo instalar a 23km do quilombo e próximo da entrada do distrito de Zumbi.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, necessário é que se tome às providências o quanto antes, para que este absurdo não venha se concretizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo graduando quilombola do curso de Pedagogia da UFCG. O presidente Lula já anunciou que será o de número 101. Acontece que é preciso fazer um debate com presença dos vereadores, prefeito, ministério público, suplente de senador André Amaral, demais autoridades, para esclarecer o projeto do presidente Lula: ao primeiro quilombo que vai ganhar um campus do IF é o da terra de Margarida María Alves.

      Excluir
  3. Quilombola Luciana Silva, recém graduada em ciências sociais. Agente sempre foi tratados dessa forma, nem estranho nenhum prefeito soube dar valor a gente como merecemos. O que eles sabem fazer é isso, nos enganar que estão se preocupando com agente, no final para isso.

    ResponderExcluir
  4. Beto do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande. ESSE CAMPUS, SE FOI PARA O QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOLOS
    ENGANARAM O PRESIDENTE LULA.
    ATT,
    JOSÉ WAMBERTO(BETO)
    PRESIDENTE DO STR DE ALAGOA GRANDE
    DESTINO AO GABINETE DO DEP. FEDERAL
    LUIS COUTO

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Félix. Tadinho...
    Eles dois vão pra o Quilombo e eu vou lá pra entrada de Zumbi.

    ResponderExcluir
  6. Professor de capoeira Totinha do quilombo Caina dos Crioulos. Os vereadores aprovaram construção do campus do IFPB muito distante do nosso quilombo.

    ResponderExcluir
  7. Essa é a questão. O presidente está anunciando que o primeiro IF em um quilombo será na terra de Margarida Maria Alves. Ele também falou para Cida, presidenteda associação queilombola Caina dos Crioulos, quando entregou o título do território as comunidades remanescentes de quilombos, que o campus do IF 101 será na comunidade dela.

    ResponderExcluir