Na Aula 21 da disciplina de Instrumentação II, da UFCG-2024.2, nesta quarta-feira, 26 de março, os estudantes devem fazer a descrição experimental dos Kits de Eletricidade e magnetismo para a educação básica, apresentado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Professor Rafael Rodrigues.
No vídeo abaixo, vemos os estudantes da antiga disciplina de Instrumentação III, UFCG-Cuité, período letivo 2016.2, fazendo demonstrações eletromagnetismo com Kits construídos por eles com a ajuda do professor Rafael Rodrigues. No laboratório didático da UFCG os estudantes utilizam kits mais sofisticados adquiridos pela coordenação do curso de Física do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, em parceria com o MEC. No laboratório, os estudantes ao realizar as experiências tem a ajuda de um técnico e do professor da disciplina.
Veja a apresentação da turma período letivo 2016.2 da UFCG com material de baixo custo.
Linhas de força do campo magnético
Vimos que as linhas de força do campo elétrico idealizadas por Faraday, partem das partículas com cargas positivas para as partículas com cargas negativas. No caso do magnético, elas são sempre fechadas.
Você poderá visualizar as linhas de força do campo magnético, colocando limalhas de ferro sobre uma folha de papel com ímã por baixo.
Aula de instrumentação II com o professor Rafael: teoria e a prática fazendo parte de um todo.
Segue algumas questões da lista de exercícios VII
1) Considere um motor elétrico com fios que possuem uma corrente de 6,0 ampères perpendiculares a um campo magnético de intensidade de 2,0 N/A.m(tesla). Determine a força magnética sobre cada centímetro de fio.
Solução
A força sobre o fio é F=BiLsen(𝚹)
Dados:
𝚹=𝛑/2
i=6,0 ampères
B=2,0 N/A.m(tesla)
F/L=?
2) Uma espira de cobre, de área igual 0,4m2 imersa em um campo magnético uniforme, cuja intensidade é igual a 2,0. Considerando o campo magnético uniforme perpendicular ao plano da espira, determine o fluxo magnético.
Solução
O fluxo magnético para um campo uniforme é 𝝓=B A cos(𝚹)
Dados:
A=0,4m2
𝚹=0(Campo magnético uniforme perpendicular ao plano da espira)
B=2,0 N/A.m(tesla)
𝝓=?
Nenhum comentário:
Postar um comentário