Aula 6-Prática de Ensino de Ciência da Natureza e suas Tecnologias II-22.2-Gerador de energia eletrostático, nesta sexta, 31. Todos devem deixar o ok, nos dois vídeos abaixo.
Na aula 6, ministrada ontem, sexta-feira, 31, da disciplina de Prática de Ensino II do período atrasado 2022.2 sobre eletrostática com maeterias alternativos, demonstrações do eletróscopio de duas folhas e o gerador de energia eletrostático, gerador de Van de Grasff.
Veja a revisão do campo elétrico
Foi discutido também o Gerador de Energia Eletrostática.
Transformação de Energia mecânica em energia elétrica.
Existem outros tipos de geradores de corrente elétrica, obtidos através da energia solar e energia química.
As máquinas eletrostáticas são geradoras de energia elétrica através do atrito. Estas máquinas de atrito foram as primeiras máquinas de geração de corrente de alta tensão, produzindo eletricidade em grande quantidade. Elas sugiram no século XVII. A primeira máquina eletrostática foi construída na Alemanha por Otto, por volta de 1663.
Gerador Eletrostático Van de Graaff
No século XIX surgiu o gerador de Van de Graaff, que tem sido de grande utilidade em laboratório didático para produzir energia eletrostática. Ele foi inventado pelo físico Norte Americano Robert Van de Graaff, em 1930, ´para acelerar os átomos.
O gerador de Van de Graaff funciona utilizando uma correia móvel, que após atritada passa por dentro de uma cavidade esférica de metal. A eletricidade da correia obtida pelo atrito carrega a esfera por indução eletrostática, deixando a esfera com excesso de partículas com cargas negativas (os elétrons).
As pessoas de cabelos lisos e longos ao colocar as mãos em cima da esfera metálica recebem elétrons, ficando com eletricidade negativa, com os fios de cabelos exercendo uma força de repulsão, suspensos e aumentando o seu volume.
Maria Eloiza de Queiroz Silva, ok!
ResponderExcluirok
ResponderExcluirok
ResponderExcluir