Professor Rafael do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, em Cuité, fazendo demonstrações de eletricidade com materiais de baixo custo. Ele está segurando um eletroscópio de duas folhas e no quadro branco, os canudos eletrizados foram colados devido a força de atração entre o canudo de plástico com cargas elétricas negativas e o quadro com cargas positivas.
O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, coordena um projeto de extensão, sob título, aspecto matemático em experiência de Física para estudantes de escolas públicas da Paraíba. Em 2017, o seu projeto foi aplicado dentro da programação de Extensão da UFCG, para estudantes de escolas públicas de Alagoa Grande, Nova Floresta, Sossego, Barra de Santa Rosa e Cuité, tendo somente um estudante bolsista da UFCG.
O seu projeto tem a finalidade de melhorar a qualidade do ensino na educação básica de oito municípios paraibanos: Alagoa Grande, Alagoinha, Juarez Távora, Campina Grande, Arara, Sossego, Nova Floresta e Cuité. O estudante universitário receberá uma bolsa de estudo, a ser paga pela prefeitura e o governo estadual para ajudarem o professor da respectiva escola, por exemplo, com experiência de Física utilizando materiais de baixo custo. Possibilitando a realização do intercâmbio científico entre os docentes da escola e universidade.
A tendência é aumentar o número de cidades participantes, dependendo do secretário de educação do estado da Paraíba. O professor Rafael Rodrigues irá apresentar o seu projeto para o secretário de educação Roberto Souza.
Na próxima segunda-feira, 22, das 7h às 9h, ele e uma estudante da UFCG, estarão na escola estadual de ensino fundamental e médio Clementino Procópio, no bairro São José de Campina Grande.
O projeto divulga também as seguintes olimpíadas de conhecimentos: olimpíada brasileira de Astronomia (OBA) 2023 e a olimpíada brasileira de Física 2023.
Blog rafaelrag
Alana Souza Rodrigues
ResponderExcluir