sexta-feira, 28 de abril de 2023

Aula 12- Instrumentação I, UFCG-2022.2. Aplicações da Força de atrito, professor Rafael, nesta sexta, 28

 

Ao empurrarmos uma caixa sobreuma superfície asparas temos dificuldade não pelo peso e sim pela força de resistência denominada de Atrito. Depois de vencer a força de atrito estático, teremos a força de resistência de atrito dinâmico, cujo coeficiente de atrito cinético é menor do que o coeficiente de atrito estático.
Ao fazer o  relatório  da disciplina de  Instrumentação I, o estudante deve calcular o erro experimental ou discrepância experimental Relativa(DR):

DR=|C-E|/C,
 
com C=Certo, sendo a media mais precisa e E=Errado, é a medida de pouca precisão.
Se DR=0,06, então em termos de percentagem, DR=6%. 

Respostas Comentadas do ENEM 2012 

ENEM 2012. questão 52. Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:




A resposta é a letra A. A força de atrito estática não é constante, ela é crescente até um valor máximo. Após esse valor ela passa a ser força de atrito dinâmica e, agora, sim possui um valor constante, que é menor que a estática. No caso dos freios sem ABS, as rodas vão travar a partir de uma certa pressão aplicada no pedal. Antes dessa situação limite, o atrito é do tipo estático e a partir daí passa a ser dinâmico. No caso dos freios com ABS, a intenção é não travar as rodas, ou seja, manter o atrito sempre estático.


  

Vídeo sobre a determinação do coeficiente de atrito estático, a quem interessar clique em

  

Mais informações, em 

Solução
Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força vertical) e no pino (Força horizontal).
Veja mais detalhes sobre outras soluções no seguinte  LInk  

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