domingo, 15 de janeiro de 2023

Cirandeira poderá ser a 2a. Mestra da Cultura da Paraíba do Quilombo Caiana dos Crioulos



Se a agricultora, cirandeira e cantora Severina Luzia(mais conhecida por Cida), presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB, pela terceirra vez, tivesse trabalhando na secretaria de cultura do município, hoje, poderia ter sido a segunda quilombola de Caiana dos Crioulos mestra da cultura da Paraíba. Devemos parabenizar a  repentista Soledade, que  conseguiu esse título no ano passado. 

Dona Edite é a primeira quilombola de Caiana mestra da cultura da Paraíba, significa que ela está recebendo dois salários mínimos do governo do estado da Paraíba por um tempo indeterminado.

Cida, além de já ter coordenado diversas festas da consciência negra, no quilombol Caina dos Crioiulos, ela  tem duas filhas bolsistas quilombolas, que moram com ela e o seu esposo Sérgio, Maria Vitória, estuda no curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocesso e Luciana Severina no curso de Ciências Sociais, ambas universitárias estudam na UFCG, campus Sumé-PB, localizado no Cariri Paraibano, a 130km de Campina Grande. Parabéns. 👏

Em uma conversa com o reitor Antônio Fernandes da UFCG, Cida explicou que fez o ENEM para insentivar suas filhas e, por falta de tempo, não está estudando também.
Professor Rafael, reitor Antônio e Cida, mãe das bolsistas quilombolas  Luciana Silva e Maria Vitória, ambas estudando no campus da UFCG, em Sumé.
Veja o vídeo.

 

Professor Rafael, reitor Antônio e o Sr. Sérgio, pai das bolsistas quilombolas Maria Vitória e Luciana de Caiana dos Crioulos.

Cida ao aceitar trabalhar com Ivanilda Montengro(Dida), no CRAS de Caiana dos Crioulos, sob o comando do Dr. Chibata, ficou sem poder fazer reivindicações para o desenvolvimento da comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos, falta transporte escolar para os estudantes quilombolas  da escola estadual PHB, melhor serviço na saúde, esporte, cutura e lazer. São direitos dos quilombolas as políticas públicas que os vereadores e deputados não estão fiscalizando.  Os estudantes quilombolas da escola estdual de ensino fundamental e médio Padre Hildon Bandeira(PHB) estão ficando expostos nas ruas de Alagoa Grande até às 12:20h, para pegar carona no micro-ônibus dos professores. Por que?

Na infraestrutura, o prefeito Sobrinho(conhecido por Dr. Chibata) foi o primeiro gestor que autorizou fazer parte do calçamento no centro de Caiana. Sendo que a estrada de acesso a esse quilombo é precária, todos os anos as aulas são interrompidas porque o micro-ônibus dos professores não censegue subir a serra Caiana ou porque quebrou ou quando chove muito. Cida já deu a luz na estrada porque o carro não conseguiu passar. Lamentável.

Matéria relacionada,

Páginas com informaçõs do Quilombo Caiana dos Crioulos

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário