A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou na última sexta-feira, 11, da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O evento encerrou no sábado, (12 de novembro) com diversas atividades ligadas à cultura, ciência, tecnologia e inovações, com entrada gratuita.
Já na abertura, realizada no dia 09 no Teatro Paulo Pontes, a Big Band Rubacão Jazz, do Departamento de Música da UFPB, realizou apresentação com a participação do cantor Túlio Melo.
Durante os dias do evento os visitantes puderam conhecer, nos stands do Espaço UFPB, a atuação de alguns projetos de pesquisa e extensão da universidade como: Disseminação das Energias Renováveis, FabLab UFPB, Usina Escola Solar, Mares sem Plástico e Guardiões do Mar, Travesseiro Funcional na Postu roteroterapia e Oxigenoterapia, Fórmula Elétrico, Biblioteca Digital, PROBEM – Programação e Robótica no Ensino Médio, Memória João Pessoa: informatizando a história do nosso patrimônio, Avaliação Ambiental do Rio Gramame, Arqueologia Interativa, Cicla-Óleo, Paraíba Criativa, Questionando a Química através da Experimentação, Meninas na Computação e Ecocycle – Mobilidade universitária.
A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, prestigiou o evento na tarde da última sexta-feira (11). Para ela é importante que as atividades da UFPB estejam ao alcance da população e sejam divulgadas em eventos como a SNCT. “ A Universidade é uma instituição com cerca de 130 cursos, muito grande nas áreas da pesquisa, tecnologia, inovação e da extensão. Vimos expostos hoje projetos de extensão levando o conhecimento produzido dentro da UFPB para a sociedade em geral”, afirmou.
Leia mais
Também fizeram parte da programação da SNCT oficinas realizadas por projetos da UFPB, como a Oficina Vídeo para Redes Sociais (LENS), Oficina de Game Design Analógico: do conceito ao protótipo, Oficina Gesto Partilhado, e os Workshops LabGov – Laboratório de Inovação em Contratos Públicos, Governo e SBPC vai à Escola na Paraíba e Gerenciamento de risco para MPEs e MEI. No Espaço Startups uma equipe da UFPB realizou a palestra “Empreendedorismo Jovem: Oficina como planejar meu primeiro negócio”.
A equipe do projeto de extensão Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos (Tree) participou do Espaço EcoTech com a mesa redonda resíduos eletrônicos: a importância do descarte ambientalmente correto e da logística reversa em João Pessoa, mediada pela professora Elisângela Rocha, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental; e realizou também uma exposição artística com resíduos eletrônicos, além da competição Campeonarte.
Até o final do evento no sábado os visitantes podem visitar o stand do Tree, conhecer o projeto e as orientações para descarte de eletroeletrônicos, a ainda descartar pilhas usadas no coletor do projeto ou se divertir no Espaço de Jogos Tree, que disponibiliza jogos feitos com resíduos eletroeletrônicos. A Comissão de Gestão Ambiental da UFPB também marcou presença no evento no Espaço Ecobanners.
Nesta sexta (11), no Espaço Startups, a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA) participou da exibição “Startups Parque Tecnológico horizontes da inovação e GovLabs do Inova UFPB e Startups do Ouse Criar”.
De acordo com a diretora presidente da INOVA, Profa. Kelly Gomes, a UFPB se destacou na SNCT2022 versão João Pessoa, tanto pela diversidade e qualidade dos projetos apresentados, quanto pela metodologia inovadora empregada onde foi valorizada a cultura, a pesquisa, a extensão, o ensino e a transversalidade da inovação em todo o contexto. “A UFPB bateu recorde de apresentação de ações/projetos nesta versão da SNCT com mais de 450 m2 de área de estandes que trouxeram desde a apresentação de experimentos de química, mostra de energias renováveis, sustentabilidade, mobilidade urbana, robótica, mostra Fablab, preservação do patrimônio histórico de João Pessoa, mostra e oficina de escultura e desenho, apresentação da biblioteca central da UFPB com doação de livros, dentre várias outras ações”, ressaltou.
Festival de Artes Integradas
Dentro da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre ainda o Festival de Artes Integradas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB). O evento segue até o sábado (12) e leva ao público ações, projetos e atividades inovadoras, de pesquisa e de extensão dentro do campo das ciências sociais e humanas, e realizadas por servidores e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, do centro.
O Festival de Artes Integradas do CCTA promoveu o workshop Arte em vídeo, Oficina de Fotografia Digital com o Celular, Mostra da Tridimensionalidade à Escultura Social, Oficina de Desenho Expandido, de Cinema de Realidade Virtual, Oficina de Escultura, Seminários Temáticos, Oficina de Modelagem com Argila, CCTA 10 anos e Oficina de Fotografia Volumétrica.
No fim da tarde desta sexta Orquestra Sinfônica da UFPB agraciou os presentes com um concerto, realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural que contou com a participação dos músicos convidados Daniel Pina, Tom Drummond e Adeildo Vieira.
* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário