A festa da Consciência Negra em Caiana dos Crioulos realizada ontem era para ter sido suspensa assim que faleceu Dona Nêga. Sendo que o prefeito Sobrinho chegou para almoçar na barraca de Elza e poderia ter dito que o quilombo está de luto e, por isso, a festa seria suspensa.
Pela manhã teve o lançamento de um livro contando a história do quilombo Caiana dos Crioulos pelos próprios quilombolas. Teve também capoeira e ciranda. À tarde, por volta das 15h, a festa da consciência negra foi suspensa devido ao sepultamento de Dona Nêga, o que abalou a todos os quilombolas e, inclusive, os turistas.
Vida que segue. A certeza da vida é a morte, mas quando a gente perde um ente querido a gente sofre.
Abertura da festa da consciência negra na escola quilombola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos aconteceu na escola quilomb0la, na áultima sexta-feira, 18. Parabéns.
VEJA O VÍDEO
Bibiu com as professoras quilombola Dourinha, Lúccia e a secretaria de educação Alessandra Lívia, no lançamento do livro sobre a história de Caina dos Crioulos.
Presentes para as crianças será na próxima reunião da associação quilombola.
O professor Rafael Rodrigues, que participou, à tarde, em edições anteriores, levando uma super cesta-básica para sorteio entre as mães quilombolas que dançam e presentes para as crianças quilombolas, no momento em que ficou sabendo durante o programa informativo GEMAG, ele desistiu de ir à tarde. Ele participou no sábado, com atividades de ciência física e registrou as cirandeiras também no seu blog ciências e educação.
Matéria relacionada.
Nota de falecimento falecimento de Severina Maria do Nascimento, 72 anos, maís conhecida por Dona Nêga de Caiana dos Crioulos, mãe da diretora adjunto Marinélia Santino da escola quilombola...
http://rafaelrag.blogspot.com/2022/11/dona-nega-de-caiana-dos-crioulos-partiu.html?m=1
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário