As quilombolas parteiras de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB, a mestra da cultura Dona Edite e agente de saúde Elza participaram do XII congresso internacional dos direitos das Parteiras dos povos tradicionais do Brasil.
Como registrado ontem, 27, no programa informativo GEMAG apresentado pelo professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité-PB), direto de Fortaleza, o evento foi realizado no distrito de Guaibim, no município de Valença-BA, no dia 24 de novembro. Elas já estão de volta e agradecem ao prefeito Sobrinho por ter autorizado as doações das passagens de ida e volta. O evento terminou ontem, 27.
A cidade baiana Valença sediou o XII Congresso Internacional de Parteiras de Povos Originários. O evento aconteceu no distrito de Guaibim, entre os dias 22 e 27 de novembro.
Com o objetivo de promover a valorização, preservação e o reconhecimento das práticas ancestrais dos povos originários, o projeto trará os principais representantes do segmento. Espera-se ainda receber cerca de 2020 pessoas, entre parteiras, rezadeiras, benzedeiras, pajés e mães e pais de territórios rurais e indígenas.
Durante os cinco dias de evento foram realizadas oficinas, mesas-redondas, intercâmbios, rodas de conversas, exposições fotográficas, cine-debate, sarau e apresentação de grupos culturais.
O projeto é uma iniciativa da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e Povos Originários do Brasil, com apoio da Escola de Saberes Culturais e Tradição Ancestral (ESCTA) e Centro Ativo de Integração do Ser (Cais).
Blog rafaelrag
Vera amiga da quilombola Nilza. Eita gente que me dá orgulho. Nasci pela as mãos de uma parteira, eu e maís 12 irmãos e irmãs 🥰🥰🥰
ResponderExcluir