sábado, 13 de agosto de 2022

MESA REDONDA: AS REFORMAS CURRICULARES NOS CURSOS DE LICENCIATURA: AVANÇOS OU RETROCESSOS?

É preciso Agir com mais Flexibilização da grade Curricular.

Recentemente, devido a resolução CNE/CP 02/2019, alguns cursos e Licenciatura em Física aumentaram a carga horária, aumentando mais um período letivo. Isso não é bom. Por exemplo, na UFCG, campus Cuité, no curso diurno passou de 8 perídos letivos para 9 e o noturno de 9 para 10.
 
Aqui eu estou divulgando o debate da Licenciatura em Física, que sempre fui contra o aumento da carga horária com o avanço da tecnologia deveria ter sido reduzido. Quando cursei o Bacharelado em Física na UFPB, campus I, eu e o amigo Ajay Chaba, tentamos concluir o curos em 3,5 anos. Ele filho do professor titular  Amar Chaba, em memória, conseguiu e eu tive que trancar duas disciplinas e conluir no semestre seguinte. Portanto, concluir a minha graduação  em 4 anos, de Março de 1981 a Julho de 1984. 

Naquela época,  a gente tinha mais flexibilidade na matrícula prefeenchemdo um formulário manual.  Atualmente, é tudo pelo sistema e fica quase impossível de fazer algumas modificações. Isso também precisa ser revisto, pois tem estudante que entra com excelente base matemática e outros com baixo nivel na sua formação. Afirmações do professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador da Associação de Pós-graduação da UFPB, em 2006, quando lançou a proposta dos pós-graduandos adotarem salas de aulas de escolas públicas de João Pessoa. Eu fui Lecionar a disciplina de Física no Lyceu Paraibano, em 2007, como indicação do professor Pedro Barbosa, recebi o certificado do serviço prestado durante um ano, sem receber remunenração, que será tilizado para fins de aposentadoria.

Segue o Convite para o Debate
    
Nos últimos dois anos, a Resolução CNE/CP 02/2019 tem sido objeto de diversas discussões nas Instituições de Ensino Superior (IES) que formam professores, porque altera significativamente a estrutura curricular dos cursos de licenciatura. Nesse contexto, o CEFET/RJ promoverá uma mesa redonda, de forma remota, intitulada "As reformas curriculares nos cursos de licenciatura: avanços ou retrocessos?" com o objetivo de proporcionar um debate aberto sobre esse tema para aprofundar o que já vem sendo discutido em nível nacional.

Data: 17/08/22 – 10:00h às 13:00h

Participantes:

- Edson Firmino Viana de Carvalho (UFMA)
- Alexandra Anastacio Monteiro Silva (UFF)
- Victor Giraldo (UFRJ)
- Marcília Elis Barcellos (CEFET/RJ)

Mediação: Glauco S F Silva (CEFET/RJ)

Link MS Teams: https://bit.ly/3SxCvxH

Blog rafaelrag

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