quarta-feira, 4 de maio de 2022

Aula 01, Laboratório Didático -UFCG-2021.2, com o professor Rafael, nesta quarta, 4

 

UFCG-CES-2021.2                           UAFM

Disciplina: Laboratório Didático

Carga Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos.

Professor Rafael Rodrigues

Pré-requisitos:  Didática (PE1) e Física I-B (F2)

Didática (PE1) e Física I-B (F2

Discussões do conteúdo programático e Avaliação. Ensinar Laboratório de didática  para que? Para quem? Qual Física?

1. Justificativa da oferta: Uma disciplina do período 2021.2 do curso de Licenciatura em Física

Carga Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos. Pré Requisito: Prática de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias II (PE5)

 Ementa: Uso do laboratório didático, do lúdico e de ferramentas digitais como alternativas do processo de ensino e aprendizagem da Física na Educação Básica.

 Objetivo:  Proporcionar experiências pedagógicas com utilização de materiais concretos, discutindo limites, possibilidades e contribuições do uso do laboratório didático e do lúdico no ensino de Física como estratégias do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica.

Bibliografia Básica:

 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 2. ed. - Belo Horizonte: UFMG, 2002. SOUZA, P. H. Física lúdica: práticas para o ensino fundamental e médio. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998. NITTA, H.; TAKATSU, K.; CO, T. Guia mangá física: mecânica clássica. São Paulo: Novatec Editora, 2010. LEÃO, M. F.; DUTRA, M. M.; ALVES, A. C. T. Estratégias didáticas voltadas para o ensino de ciências: Experiências pedagógicas na formação inicial de professores. 1. ed. Uberlândia– MG: Edibrás, 2018. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física. 4. ed. São Paulo: Edusp, 1998. PIVA JR, D. Sala de aula digital. São Paulo: Saraiva, 2012. PISCHETOLA, M. Inclusão digital na educação. São Paulo: Ed. Vozes, 2016.


 

Como visto nessa primeira aula de Laboratório de didática de ensino de Física, período atrasado 2021.2, em Física clássica temos os seguintes tópicos: relatividade de Galileu, momento linear, momento angular, as leis de Newton, Trabalho, energia mecânica, oscilações, ondas, Física térmica, eletriciade, magnetismo e eltromagnetismo.

Avaliação

Primeira Nota da disciplina de Laboratório de didática do Curso de ensino de Física do curso de  Licenciatura em Física  da UFCG, campus Cuité, período atrasado 2021.2: temas propostos pelo professor, no primeiro dia de aula presencial, disponível  no blog ciências e educação, para quem não pode comparecer.  Tarefas: escolher o seu tema, elaborar um projeto, construir um  kit, apresentar para a turma  e, em outra oportunidade,  levar para uma escola do ensino fundamental ou médio de Cuité ou outra cidade.

Nota1=(3P+3k+4A)/10

P=projeto, k=kit apresentado na roda de conversa sobre Física no CES e A=apresentação na escola. Cada atividade valendo dez.

Veja algumas fotos registradas hoje, 4 de maio.














Segue os temas escolhidos, na aula presencial, no primeiro dia de aula.
Damião escolheu Cinemática, Silvanira - Dinâmica, Ysak- Momento Angular, Maria Clara - Corrente Elétrica,  Jhony - Capacitores, Sueli - Oscilações, Abraão - Ondas, Edijardison - campo magnético, Bruna - eletrostática, Mariely- eletrização e Ronayde- física térmica.

 Blog rafaelrag

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