Na segunda aula do Mini-Curso de novos potenciais em teoria de campos, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité) será visto a técnica Algébrica em Mecânica Quântica Supersimétrica, que será utilizada na resolução da equação de estabilidade do kink, na terceira aula deste mini-curso, a ser transmitida ao vivo pelo blog ciências e educação, na próxima quinta-feira, 23 de setembro.
Veremos que a equação de estabilidade do kink é apenas uma equação diferencial de segunda ordem tipo-Schrödinger, não é mecânica quântica é tudo clássico.
A supersimetria (SUSY) em mecânica quântica, no caso não relativístico, é uma técnica algébrica introduzida pro Witten(1981), que fornece as autofunções e os autovalores de energia da equação de Schrödinger via o método engenhoso da hierarquia de hamiltonianos proposto por Sukumar(1985).
Diferente de Mecânica Quântica, a SUSY em teoria de campos é uma simetria entre bósons e Férmions. Os operadores fazem parte do próprio campo e não tem uma representação para eles.
Fazendo duas transformações SUSY sucessivas você poderá encontrar novos potenciais isoespectrais, ampliando a classe de potenciais exatamente solúveis. Este é o tema do novo projeto PIBIC do professor Rafael, selecionado para o período 2021-2022.
A aula de hoje é baseada no vídeo de uma live sobre SUSY, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT) 2020.
SNCT 2021 em Alagoa Grande, Sumé e Cuité, sob a coordenação do professor Rafael ( rafael@df.ufcg.edu.br).
Também denominado pelo ministro Marcos Pontes de Mês da Nacional da Ciência e Tecnologia (MNCT). A SNCT 2021 irá acontecer de 2 a 8 de outubro e está aberto ao cadastro de atividades. É o evento mais democrático do Brasil. O professor Rafael Rodrigues, pioneiro no trabalho da popularização das Ciências no Brasil, convida os estudantes e professores dos cursos de ciências para participar da programação que ele está organizando esse ano, em Alagoa Grande, Sumé e Cuité. Na próxima semana ele pretende fechar as atividades desse evento.
Na imagem a seguir, para o caso unidimensional, vemos a relação entre a função de onda do estado fundamental e o superpotencial. Este é a derivada em relação a x do neperiano da função de onda do estado fundamental.
Veja o link da primeira aula,
Blog rafaelrag
Ok. Bruna
ResponderExcluir