quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Aula 23-Instrumentação II-Novos Kits de eletromagnetismo para a educação básica. UFCG-2020.2-Professor Rafael, nesta quinta, 9


Na Aula 23 da disciplina de Instrumentação II, da UFCG-2020.2, nesta quinta-feira, 9 de setembro, os estudantes devem fazer a descrição experimental dos Kits de Eletricidade e magnetismo para a educação básica, apresentado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Professor Rafael Rodrigues. Segue também uma questão do ENEM 2018 sobre bateria de Lítio, com o link no final desta postagem.

Veja o vídeo com os estudantes da disciplina de instrumentação III, período 2018.2, UFCG, campus Cuité, fazendo algumas demonstrações de eletromagnetismo, cuja turma pertence ao curso de Licenciatura em Física. Naquele período, esta disciplina foi ministrada pelos professores Joseclésio e Rafael. https://rafaelrag.blogspot.com/search?q=Instrumenta%C3%A7%C3%A3o+III



(Enem/2019) Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando a produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.

No funcionamento da bateria, a espécie química formada
no ânodo é
A) H2 (g).
B) O2 (g).
C) H2O (l).
D) OH− (aq).
E) Zn(OH)4 2− (aq).

Solução


RESOLUÇÃO:

Inicialmente é preciso lembrar de que o ânodo é o eletrodo onde ocorre a oxidação (no cátodo ocorre a redução).
Analisando o esquema fornecido, no eletrodo poroso entra O2 (Nox = 0) e sai OH (Nox O = -2). Isso significa que no eletrodo poroso o oxigênio sofreu redução. Logo, o eletrodo poroso é o cátodo.

No eletrodo de zinco formou-se Zn(OH)42-. O zinco metálico tem NOx = 0. No Zn(OH)42- o zinco tem NOx igual a +2 (sofreu oxidação). Logo, o eletrodo de zinco é o ânodo e a substância formada é o Zn(OH)42-.
Resp.: E

Refazer também a questão do ENEM, clique em, 

Blog rafaelrag

5 comentários: