O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema UAB-UFPB-IFPB de Alagoa Grande comemorando aniversário de 11 anos com 11 cursos de graduação, sendo 10 da UFPB e um do IFPB.
Em comemoração aos 15 anos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), convidamos a todos a participarem do I SEMINÁRIO INTERPOLOS: 15 ANOS DA UAB NA PARAÍBA a ser realizado nos dias 20 a 22 de setembro de 2021, às 19h, no Canal JPEdu, com transmissão pelo Youtube. Será transmitido também pelo blog ciências e educação.
Reunião no laboratória de matemática do polo MRS-UAB
O professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo MRS-UFPB-UAB, participou de uma breve reunião, no laboratório de matemática do polo MRS com ,o professor Assis, coordenador do curso de matemática da UFPB e a coordenadora do polo MRS, professora Roseane Palmeiras, parabenizando pelo excelente trabalho de apoio aos estudantes e organização do curso. O professor Assis ficou muito satisfeito do prefeito ter disponibilizado um bom espaço para o laboratório de matemática. (2017)
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Universidade Aberta do Brasil
A proposta transdisciplinar deste evento, constitui-se como a possibilidade de refletirmos acerca dos avanços e desafios do impacto da modalidade da Educação a Distância em nosso Estado, com a abordagem de temáticas ligadas às Tecnologias na Educação, Ensino Híbrido, Cultura Digital, Gamificação do Ensino, Educação Emocional em Tempos de Pandemia e as Relações de saber, poder e Inclusão na EaD.
Nos últimos anos, a Educação a Distância tem se expandido significativamente na sociedade, trazendo grandes benefícios tecnológicos e científicos, com transformações visíveis para todo o planeta. No Brasil, o reconhecimento da EaD como modalidade de ensino é estabelecido no parágrafo primeiro, do artigo 80, da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (LDB 9.394/96), orientando a sua oferta por instituições especificamente credenciadas pela União, a ser organizada com abertura e regimes especiais. Tal normativa impulsionou o desenvolvimento e a veiculação de programas em EaD, em todos os níveis, favorecendo não só a chegada do ensino a distância em todo território nacional, mas, ganhando a atenção necessária para implementação de um novo processo de ensino e de aprendizagem, por meio das tecnologias digitais, caracterizado pela separação física (espaço-tempo) entre discente e docente.
A partir dessa base legal, surgem os avanços na legislação e regulamentação brasileira para a EaD, a exemplo do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Decreto 5622 de 2005, em que o Governo Federal dá início à criação e implementação do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a justificativa da democratização da educação e do conhecimento.
O Sistema de UAB trata-se de uma grande parceria pública nas três esferas governamentais (federal, estadual e municipal), que conta com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e demais instituições interessadas.
Na Paraíba, dentre as inúmeras IES parceiras do Programa de Formação em nível Superior da UAB, destacamos a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) como as grandes referências , ao longo de todo processo de implementação da UAB em nosso Estado, com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos, bem como ampliar o acesso e estimular a criação de Centros de Formação permanentes, por meio de Polos de Apoio Presencial, conveniados aos Estados e Municípios.
Historicamente, o ensino a distância no Brasil surgiu como uma modalidade decorrente da necessidade de oportunizar cursos para estudantes que, por inúmeras razões, não podiam realizá-los de forma presencial. No início de sua implementação, em 2006, a UAB chegou a contar com a articulação de mais de 100 IES e, aproximadamente, 800 Polos de Apoio Presencial, implementados e mantidos por municípios e/ou estados. Neste ano, a UAB completa seus 15 anos e, atualmente, mantem-se presente em mais de 850 munícipios, 890 Polos de Apoio Presencial e com a articulação de mais de 133 IES, atendendo mais de 121 mil alunos matriculados. São números bastante significativos, que fazem da UAB uma experiência singular e importante na história da educação brasileira.
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Blog rafaelrag
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