Parabéns para os Trabalhadores Rurais, pela passagem de seu dia 25 de maio.
Veja a situação do produtor de Cisal, mais conhecido por Agave, que foi valorizado nos anos de 1970, na década seguinte, com a produção do petróleo surgiu a corda de nayllon substituindo a corda de Agave, sendo mais durável e mais barata.
Mesmo tendo pequeno lucro, algumas regiões ainda é possível encontrar a produção do agave, como no sertão da Bahia. Eles estão sofrendo mais ainda devido a pandemia do Coronavírus.
Em Alagoa Grande-PB, os pequenos agricultores deixaram o cultivo do agave pela plantação da cana de açúcar. Lembro muito bem, que em 1982 o meu pai Manuel Rodrigues substituiu o plantio do agave pelo plantio de cana de açúcar, devido ao programa do governo do pró-álcool. Professor Rafael Rodrigues.
É triste ver que faz muito tempo que os políticos prometeram combater a desigualdade social e após a eleição nada fizeram. Vemos isso acontecendo desde muito tempo e, por isso, que tenho dito que não existe democracia no Brasil. A solidariedade da maioria dos políticos brasileiros funciona somente durante a campanha eleitoral, porque o povo humilde sofrendo com fome é iludido. Mas, independente de ser da direita ou esquerda devemos torcer para quem tenha sido eleito pelo voto consiga fazer uma administração para melhorar os serviços de educação, saúde, agricultura, cultura, esporte e infraestrutura.
Veja o vídeo da Câmara Record mostrando uma mulher guerreira na produção do Agave, recebendo ajuda de alimentos pela campanha de ajuda a famílias do sertão:
Blog rafaelrag.
Martinho Ramalho de Melo. Meu pai amigo do seu pai foi produtor de agave na década de 60 e depois mudou para a cana de açúcar.
ResponderExcluir