Pesquisadores levantam dúvidas sobre a contribuição da primeira esposa de Einstein para a Teoria da Relatividade
Mileva Maric e Albert Einstein (Foto: Domínio público)
Que a Teoria da Relatividade é mérito de Einstein, ninguém duvida nem discute. Mas, recentemente, estudiosos mundo afora têm levantado uma dúvida: de qual Einstein estamos falando? Albert Einstein ou Mileva Maric Einstein?
É que o estudo mais cuidadoso das cartas trocadas entre ele e sua primeira esposa dão indícios de que ela pode ter contribuído muito mais para as teorias do famoso cientista do que se acredita. Há versões inclusive romantizadas da história que atribuem toda a inspiração da Teoria da Relatividade ao luto vivido por Maric após a perda da primeira filha do casal, como contado em Senhora Einstein: A história de amor por trás da Teoria da Relatividade, de Marie Benedict (Única Editora).
Maric nasceu em 1875, na Sérvia, em uma família abastada. Encorajada pelo pai, ela se mudou para Zurique, na Suíça, para estudar Matemática e Física no Instituto Politécnico de Zurique. Ela era a única mulher na classe de seis alunos e a quinta a ingressar no curso, o que mostra que devia ser incrivelmente talentosa para superar as restrições ao ingresso de mulheres.
Um dos colegas de classe de Maric era ninguém menos que Einstein. Ao contrário do que muita gente pode pensar, porém, ele era um aluno bastante medíocre, com reputação de preguiçoso. Ela, por sua vez, tinha fama de boa aluna e o ajudava a resolver os desafios de classe. Demorou para a relação virar amor. Em 1903, sete anos depois de começarem o romance e terem tido uma filha (que pode ter morrido ou sido doada para adoção, não se sabe ao certo), eles se casaram.
(Revista Galileu)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário