O projeto sob a coordenação do professor mineiro Rovilson Bueno foi aprovado com ajuda financeira da Sociedade brasileira de Física (SBF), em 2005. Este foi o primeiro evento de comemoração do dia internacional do Físico na UFCG.
O objetivo do projeto foi discutir as ideias de Einstein no ensino da Física na educação básica. Teve mini-cursos, oficina (Física também é cultura) e uma mesa redonda sobre o ensino da Física contemporânea no ensino médio.
Discutimos como introduzir a Física moderna na educação básica. Ainda hoje, existe dificuldades no ensino da Física quântica, no ensino fundamental e no ensino médio.
Na época o curso do CFP era licenciatura em ciências habilitação em Física. Após um ano de disciplinas do tronco Comum do currículo, o estudante devia escolher uma das 4 ciências para fazer sua habilitação. Durante os dois primeiros períodos letivos todos os estudantes cursavam as disciplinas de Física I e Física II.
A maioria dos estudantes escolheram a habilitação em Biologia, química, matemática e Física, nessa ordem. Durante 14 anos teve somente dois graduados com habilitação em Física.
Após o desmembramento da UFPB, em abril de 2002, o campus Cajazeiras passou a pertencer a UFCG. Alguns anos depois, aconteceu a criação da licenciatura em Física. Os novos docentes deste curso,
Prof. Dr. Anderson Alves de Lima (UACEN/CFP/UFCG)
Prof. Dr. Douglas Fregolente (UACEN/CFP/UFCG)
Prof. Msc. Gustavo de Alencar Figueiredo (UACEN/CFP/UFCG)
Prof. Dr. Heydson Henrique Brito da Silva (UACEN/CFP/UFCG)
Prof. Dr. João Maria da Silva (UACEN/CFP/UFCG)
Profª Dra. Mirleide Dantas Lopes (UACEN/CFP/UFCG),
nos dois últimos anos, organizaram dois eventos com o título Semana de Física do CFP.Professor Rovilson, em memória.
Professores Rafael Rodrigues e Manoel Deodato, em memória, no laboratório do campus Cajazeiras da UFCG.
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário