quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Eletrização com canudos de refrigerante e Instalação elétrica na Aula da disciplina de instrumentação III do Curso de Física da UFCG, campus Cuité

Na aula de ontem da disciplina de instrumentação III, o professor Rafael Rodrigues convidou alguns alunos do curso de ciências biológicas para participar da aula de eletromagnetismo.
Veja algumas fotos da aula de ontem, terça-feira, 11 de dezembro, às 18:30h, na turma da disciplina de instrumentação II, do curso de licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, período 2018.2.

Temas discutidos com os estudantes: Eletrização com canudos de refrigerantes. Circuitos elétricos de 12V e 220V. Leis do eletromagnetismo.


Veja mais


























Estudante Gustavo fazendo a demonstração do fenômeno de indução eletrostática com canudos de refrigerante. 

A carga elétrica é uma propriedade característica dos constituintes internos da matéria. Um corpo neutro de eletricidade, significa que ele tem o mesmo número de cargas posivita(prótrons) e negantiva(elétron).  Atritando o canudo com um pedaço de papel higiênico ele adquire eletricidade negativa. Ao aproximar o canudo eletrizado do quadro, ele induz uma separação das cargas, repelindo os elétrons e naquele local da parede fica com eletricidade positiva. Neste caso, a parede atrai o canudo. Observe, que é um abuso de linguagem dizer que a carga positiva atrai a carga negativa. São os corpos carregados de eletricidade que exercem força um sobre o outro.

Os prótrons estão pressos no núcleo dos átomos por uma força de interação forte. Quando um corpo ganha elétrons ele fica carregado negativamente e se o corpo perde elétrons ele fica carregado positivamente.

Circuitos elétricos com uma fonte de 12 volts.

Na aula anterior da disciplina de instrumentação III, o professor Rafael Rodrigues explicou como montar um kit com associação de resistores ligados em série e em paralelo. Ele utilizou uma fonte de 12V, que ligado na rede transforma a voltagem de 220V para 12V.










Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário