quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Aula 17-Instrumentação II-Força de Lorentz e dicas para resolver a Lista VI com o professor Rafael, nesta quarta, 28/01

 


Campo eletromagnético:  força de Lorentz

A interação do campo  eletromagnético é mediado pela força de Lorentz, a qual, é a  força   eletromagnética, sendo exatamente  a adição da força elétrica com a força magnética, com o campo elétrico variando no tempo. 

A força  de Lorentz é a força da interação da teoria  eletromagnética:

    Fe+Fm = qE + qvxB,

com E sendo o vetor campo elétrico. 

  Fm = qvxB.
Note que, |Fm| = q|vxB| = q|v| |B| sen(𝚹).

Portanto, quando o vetor velocidade for paralelo ao compo magnético, a força magnética é nula. Pois, sen(0)=0.

Esta força   é denominada de vetor força de Lorentz, sendo uma combinção da força elétrica  e a força magnética . Ela atua quando uma partícula com carga elétrica está em movimento. 

Vimos que uma partícula com carga elétrica em repouso a força elétrica é dada por 
Fe = q

Considere uma partícula carregada positivamente penetrando em um campo magnético, a sua trajetória será circular e a força magnética será perpendicular a velocidade e ao campo magnético.

 


Na Aula 16- 25.2-Instrumentação II,  vimos 8 questões da a Lista VI, tendo questões e  análise dimensional  das equações do eletromagnetismo e circuito elétrico misto. 

O campo eletromagnético é uma onda que se propaga no espaço em Wi-fi, telefonia de celular, fornos de micro-ondas, laser, luz visível, etc. Os campos elétrico e magnético vibram perpendiculares entre si e a direção de propagação.

Ilustrações das ondas eletromagnéticas.


 



Segue a lista completa com as questões 9 e 10 sendo as seguintes.

9)  Considere dois fios paralelos distante 80cm um do outro, submetidos a correntes elétricas de 4A e 8A perpendicular ao plano e entrando. Determine a distância do fio com 4A, no ponto da linha perpendicular que passa pelos ambos fios e com o campo magnético nulo nesse ponto.  

Sugestão.

O campo magnético de um fio com corrente i é dado por:

B=μi/2πd,

com d sendo a distância do fio ao ponto em que queremos o valor do campo magnético e μ é a constante de permeabilidade magnética . O sentido do campo magnético é dado pela regra da mão direita.

Como o campo magnético se anula na linha em que une os dois fios, então,

B1(campo magnético do fio 1)=B2. Substituindo vemos que a constante de permeabilidade magnética  será cancelado.  Lembre-se de transformar a distância em metro. Supondo que a distância ao fio 1 seja d1=x, então a distância ao fio 2 é d2=80-x.

10)  Considere uma espira de raio 2cm com corrente elétrica de 10A,  no vácuo. Determine a intensidade do campo magnético no centro da espira. 

Sugestão.

A intensidade do campo magnético no centro da espira

B=μi/2d,

Aqui μ é a constante de permeabilidade magnética, a qual no vácuo vale

μ=4π x 10^(-7) Tm/A,

com as unidades no SI: T é Tesla, distância d em metro e a corrente em A(ampère.)  Lembre-se de transformar a distância em metro. Pode usar o valor aproximado para π=3 .

INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS II

UAFM-CES-UFCG.

Lista VI- Eletromagnetismo

Professor: Rafael de Lima Rodrigues PERÍODO 2025.2

Aluno(a):__________________________________ Atenção! Boa Sorte.

Questões sobre o Eletromagnetismo do ENEM e de Algumas Universidades Brasileiras

Questões do eletromagnetismo.

1) Uma partícula com carga q = 2C se move com velocidade v = 5 m/s em um campo magnético. A força magnética que atua sobre a partícula é de F = 10 N. Se o ângulo entre a velocidade da partícula e o campo magnético é de θ=30∘, qual é o módulo do vetor campo magnético (B)?

a) B=0,5T
b) B=1,0T
c) B=1,5T
d) B=2,0T
e) B=2,5T


2) Um fio retilíneo longo é percorrido por uma corrente elétrica de 5 A. Utilizando a lei de Ampère, determine a intensidade do vetor indução magnética (B) a uma distância de 2 m do fio.
Considere que a permeabilidade magnética no vácuo é
Leia mais


a) 

b) 
c) 
e) 

Leia mais

Convite para Inauguração da Rede Móvel de Telefonia no Distrito de Zumbi de Alagoa Grande

 Inauguração  Rede Móvel de Telefonia no distrito de Zumbi de Alagoa Grande acontecerá nessa quinta-feira, 29/01, às 10h.



Blog rafaelrag 

Botafogo-PB e Sousa conhecem adversários da Copa do Brasil

 


A Confederação Brasileira de Futebol sorteou nesta quarta-feira, os mandos de campo da primeira fase da Copa do Brasil 2026, além de definir o chaveamento até a terceira fase. A competição começa no dia 18 de fevereiro e os clubes da Série A só jogam a partir da quinta fase, prevista para o final de abril.

O Serra Branca, um dos três representantes da Paraíba na Copa do Brasil 2026 vai enfentar o Porto-BA, em jogo que será disputado entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Já o Sousa, campeão paraibano de 2025, vai encarar o Santa Cruz-PE, enquanto que o vice-campeão Botafogo-PB terá pela frente o Mixto-MT.
Leia mais.

Aula 18- Instrumentação I-Projeto VIII: Roteiro para medir a Aceleração da gravidade usando a vazão de Líquido, professor Rafael, nesta quarta, 28/01

Foi visto antes do recesso. 

Disciplina de Instrumentação I, UGCG, Cuité, 2025.2, nesta quarta-feira, 28/01,  ministrada pele professor Rafael Rodrigues. 


Nesta postagem, vemos kits feitos com materiais de baixo custo, para medir o período do oscilador massa-mola e o pêndulo simples executando pequenas oscilações em movimento harmônico simples (MHS). 


Pêndulo simples


Oscilador Massa-mola na vertical.

 Veja mais imagens




As experiências na disciplina de Instrumentação I, UGCG, Cuité, 2025.2, turno manhã, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues são realizadas com materiais de baixo custo.  Esta turma é composta por estudantes do curso de Licenciaturas em Física da unidade acadêmica de Física e Matemática do CES-UFCG.

Já vimos antes do recesso como calcular a aceleração da gravidade através de um pêndulo simples executando pequenas oscilações.

O experimento a seguir poderá ser executado para estudantes do segundo ano do ensino médio da escolas brasileiras.

Aceleração da gravidade através da Vazão no Escoamento de Liquido. O vídeo começa mostrando os kits do oscilador massa - mola.

Vamos considerar um escoamento de Líquido estacionário (a quantidade de água que entra é igual a que está saindo), irrotacional, incompressível e não-viscoso. Uma das atividades práticas foi a determinação da aceleração da gravidade através da vazão no escoamento de liquido. A vazão Q é a taxa de variação do volume V por unidade de tempo, ou seja, 

 Q=ΔV/Δt =ha/Δt =ah/Δt ⟹  Q=av, 
 Eq(1).

Lembre-se que a velocidade é dada pela altura dividido pelo intervalo de tempo, ou seja, 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   v=h/Δt                                                                                               

Com a área do orifício sendo a. Podemos determinar a velocidade v através de 3 maneiras: i) usando a  equação de Torricelle da cinemática, ii) usando a equação de Bernoule ou iii) usando a equação da conservação da energia. 

Usando o princípio da conservação da energia mecânica total, sendo a soma da energia cinética e potencial, obtemos: 

Abaixo Assinado em prol do campus do IFPB na comunidade quilombola de Alagoa Grande

 

Cida, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande entregou para a reitora Mary Robeerta um abaixo-assinado em prol da Instalação do campus do IFPB na comunidade quilombola de Alagoa Grande. Ela continua colhendo assinaturas.

Bruno, estudante bolsista quilombola do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFCG, campus Sumé e Cida de Caiana dos Crioulos conversaram com a reitora Mary Roberta do IFPB, alertando para o desvio de rota da instalação do campus do IFPB na comunidade quilombola de Alagoa Grande.

O projeto do presidente Lula é instalar o primeiro IF em um quilombo, na comunidade quilombola de Alagoa Grande. O ministro de comunicação Frederico vem para Alagoa Grande no dia 29/01 e se o prefeito Bosco Neto não falar para o ministro de que está tendo um desvio de rota na instalação do IFPB no município de Alagoa Grande, o professor Rafael Rodrigues irá falar. O prefeito Bosco Neto teve a oportunidade de dizer para o ministro de educação Camilo Santana, em João Pessoa, há um mês atrás. Mas, não comunicou.

No encontro do ministro Camilo Santana, André Amaral Filho, prefeito Bosco Neto, suplente de senador André Amaral, reitora Mary Roberta do IFPB e equipe, o ministro de educação foi o único que fez referência ao quilombo de Alagoa Grande-PB, mas ainda não aprendeu o nome: Caiana dos Crioulos, um pedaço da África no Brasil, símbolo da residência e agora com as novas graduadas quilombolas será o local do desenvolvimento da cultura Afrodescendente. Professor Rafael Rodrigues.

  

No ano passado, o suplente de senador André Amaral falou para Lula que tinha um terreno na região quilombola Zumbi de Alagoa Grande. Imediatamente Lula perguntou, você vai doar 5 hectares para a construção do campus do IFPB? André Amaral respondeu que sim. Está tendo um grande equívoco, qual é?

O distrito de Zumbi não é o quilombo de Alagoa Grande. O nome do distrito de Zumbi não é em homenagem a Zumbi dos Palmares, mas é em homenagem a um cavalo.

Por que Cida, a presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande não foi convidada para esse encontro?

Por que o prefeito Bosco Neto não contratou ainda as graduadas quilombolas Poliana Nascimento, em matemática (UFCG, campus Campina Grande) e Daiane Lima em Educação do Campo (UFCG, campus Sumé)? Ambas quilombolas concluíram os seus cursos de graduação em 2024.

Atnção! O presidente da Câmara de vereadores, mesmo de recesso parlamentar, pode convocar uma reunião extraordinária antes do ministro chegar para reverter a decisão tomada.

A mestra da cultura dona Edite do coco de Caiana dos Crioulos e Marcelo Félix, ex-secretário de cultura e turismo do município de Alagoa Grande também assinaram o documento, entregue a reitora Mary Roberta.


Cida e Edite de Caiana dos Crioulos.

Marcelo Félix assinmou o abaixo assinado  Cida de Caiana.

Matérias relacionadas.

O presidente Lula homenageando a líder sindical Margarida Maria Alves, brutalmente asassinaa em sua casa  em Alagoa Grande-PB, dizendo que o irá construir um IF na comunidade quilombola de Alagoa Grande. 

O suplente de Senador André Amaral, ao lado do prefeito Sobrinho,  promete ao professor Rafael Rodrigues apoiar o polo universitário Manuel Rodrigues da Silva do sistema de universiadade aberta do Brasil (MRS-UAB) de Alagoa Grande-PB e trazer muito mais pela educação.

O encontro aconteceu na Volúpia. Veja o vídeo.

 

Aqui eu falei que é preciso levar um representante de Caiana dos Crioulos para reivindica em Brasília. Nenhum prefeito levou

https://rafaelrag.blogspot.com/2023/12/suplente-de-senador-andre-amaral.html?m=1


Entrevista do professor Rafael e Cida sobre o desvio de rota dainstalção do  campus do IFPB no quilombo Caiana dos Crioulos

Suplente de Senador André Amaral conversou com o professor Rafael e o ex-prefeito Sobrinho  antes de conversar com o presidente Lula, a quem interessar clique em 

Veja a divulgação da prefeitura municipal, em outubro de 2024, um mês o presidente Lula ter conversado com Cida de Caiana.



O prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho (PP), juntamente com o senador André Amaral, assinou um documento que oficializa a doação do terreno para a construção do campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Alagoa Grande. Fernando Fortunato, André Amaral Filho, Albierre e André Fernandes participaram do encontro.

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/10/prefeito-sobrinho-encaminha-o-projeto.html

Um fato curioso, muitos alagoagrandenses estão parabenizando o professor Rafael porque André Amaral doou o terreno da UFPB, que existe em Alagoa Grande desde  2010.   Acontece que o polo universitário MRS-UAB está funcionando com 10 cursos de graduação da UFPB, um do IFPB e um da UEPB,  ainda está sem terreno para a construção de uma sede própria.

Veja os vídeos na rádio Cultiura.

Momentos finais da enrevista do professor Rafael na rádio Cultura de Guarabira, ele faz referência aos suplente de Senaor André Amaral, tendo a partipação de Jânio Macário.

Veja o vídeo.

Segue o link com a entrevista completa,

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/09/debate-com-os-3-candidatos-prefeito-do.html


Carta dos quilombolas aos vereadores.


Esse é um momento especial para unirmos os Quilombolas com o único objetivo de desenvolvimento da cultura Afrodescendente. O quilombo com mais de 140 família ainda não tem uma Van, um microônibus, uma ambulância, podendo ter o campus do IFPB também, dependendo agora somente dos vereadores do município de Alagoa Grande-PB, que precisam reverter suas decisões tomadas. Segue a carta Aberta a população, tendo o esclarecimento aos vereadores. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2026/01/carta-de-solicitacao-de-apoio.html

Blog rafaelrag 

No comando do Povo, professor Rafael registra que o Presidente da Câmara pode convocar reunião extraordinária, mesmo de recesso parlamentar

 Na terça-feira, 27/01, no programa comando do povo, na rádio PiemonteFM, o professor Rafael Rodrigues fez uma intervenção durante a entrevista de Sátiro Ayres com Bibiu do Jatobá.  Ele comentou sobre as decisões dos vereadores do município de Alagoa Grande em antecipar o feriado da padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem do dia 2/01 para o dia 01/02 e o desvio de rota da instalação do campus do IFPB na comunidade quilombola de Alagoa Grande. 

A falta de programação de shows, promovidos pela prefeitura municipal, para os jovens logo após o encerramento da parte religiosa, na fests da padroeira do município de Alagoa Grande, vem acontecendo desde 2010. O presidente da Câmara de vereadores Marcelo Carlos de Manuelzinho podem fazer uma convocação para uma reunião extraordinária, mesmo estando em recesso para avaliar o desvio de rota e a mudança do dia da Santa. 

Veja ele comentando sobre Beto do sindicato e o descaso dos gestores municipais nos últimos 20 anos.


 

Retrocesso Político nos últimos 20 anos em Alagoa Grande.


                                     Sátiro Ayres, no comando do povo

 Blog rafaelag

Notícias dos principais jornais brasileiros nesta quarta, 28/01

 




Manchetes.

- Globo. ‘Risco Trump’ derruba dólar, e Bolsa bate novo recorde
- A União da Paraíba. NO ESTADO.
Multas por uso irregular de faixas para ônibus triplicam em um ano
- Folha. Dólar fecha no menor valor desde maio de 2024 em dia de queda global
Jornal do Brasil - Apex: Com acordo Mercosul-UE, Brasil pode ampliar exportação à UE de 543 produtos
- Estado de S. Paulo
Campos Neto sabia de problemas do Master, mas evitou intervir
- Dia (RJ)
CARNAVAL 2026
Liesa sorteia módulos de jurados
- Correio Braziliense
Mobilização no combate à violência contra mulheres
- Estado de Minas
OPERAÇÕES SUSPENSAS
Vale interrompe atividades nas duas minas onde houve transbordamento
- Zero Hora (RS)
Piratini planeja lançar quatro modalidades de jogos, incluindo raspadinha e bets
- Diário de Pernambuco
Senador diz que caso do Master se ramifica nos Três Poderes
- Jornal do Commercio (PE)
Fachin indica que inquérito do Master pode sair do STF
- Diário do Nordeste (CE)
Chuvas provocam desabamentos na Capital
- A Tarde (BA)
Alta demanda por Mounjaro gera desabastecimento






Alagoagrandense é coordenador do curso de Agronomia da UFOPA, Campus de Monte Alegre

 



Um ano de UFOPA!

Hoje completo um ano de um dos dias mais importantes da minha vida. O dia que tomei posse em concurso público como professor do magistério superior da UFOPA, assumindo esta vaga para o Campus de Monte Alegre.

Foi um ano de muitas conquistas, realizações, aprendizados e trabalho. Sendo bem recebido em um local que fui bem acolhido, que pude criar vinculos e laços de companherismo e parceria com todos com quem tenho trabalhado.

Durante este ano tive a oportunidade de assumir a vice-coordenação do curso de Agronomia, que me possibilitou uma evolução profissional sem tamanho. Tive a oportunidade de participar do GT de elaboração do PPC do curso de Matemática, sendo um dos responsáveis por trazer esse curso para o Campus de Monte Alegre.

Um ano de muito ensino e aprendizado ministrando as disciplinas de Química Geral, Química Orgânica e Química Analítica. Do qual tenho tentado me aperfeiçoar cada vez mais para levar o melhor de mim para meus alunos.


Recentemente, recebi mais um presente que recebo com muita responsabilidade e dedicação, ser o coordenador do novo curso de Licenciatura em Matemática.


Espero que seja o primeiro de muitos anos e de muita contribuição para esse Campus que mesmo estando a pouco tempo, tenho aprendido a amar cada vez mais. Muito obrigado por tudo UFOPA, muito obrigado CMAL!



Blog rafaelrag 

Último dia de inscrição no Vestibular Especial para o curso de Educação do Campo da UFCG será 28/02






28/02 é o último dia de inscrição do vestibular especial para o curso de Educação do Campo da UFCG, Campus Sumé. Após dois anos estudando as disciplinas do tronco comum, o estudante faz uma opção de área:

- Se escolher Exatas e da Natureza, irá estudar Física, Matemática e Química.

- Se escolher Humanas, irá estudar História, Geografia e Sociologia.

- Há também a área de Linguagem e Códigos.

Para mais informações, consulte o edital

Vestibular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG, Campus Sumé -PB https://comprov.ufcg.edu.br/phocadownload/EducacaodocampoSume/2026_1/SEI_6176411_Edital_02%201.pdf

Com informações do professor Isaac, coordenador do curso de educação do campo.

Parabéns para as alagoagrandenses concluintes do Curso de Licenciatura interdisciplinar de educação do Campo, em maio de 2024,  Edilene Nascimento da serra de Paquivira, as quilombolas de Caiana dos Crioulos Ednalva Nascimento, Simone Santino e Daiane Lima de Alagoa Grande-PB. Professor Rafael.

Inscrições online devem ser feitas até 28 de fevereiro.

Link da Comprov, https://rafaelrag.blogspot.com/2026/01/ufcg-abre-50-vagas-para-licenciatura.html

Blog rafaelrag 


terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Alagoagrandense está na turma especial de Medicina para estudantes de áreas da reforma agrária



O jovem Joelson Gomes do sítio Usina Tanques de Alagoa Grande foi classificado para o curso de Medicina da UFPE.

O estudante Joelson Gomes do sídtio da usina Tanques de Alagoa Grande foi classificado para o curso de Licenciatura em Física, noturno. Desisituiu para trabalhar de acólito, auxiliando o padre Paulo no altar durante a celebração da santa missa na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e foi estudar no mesmo curso no IFPB, campus Campina Grande. Atualmente estava cursando Enfermagem e foi classificado no vestibular especial do curso de medicina da UFPE para estudante de áreas da reforma agrária.

Joelson concluiu o seu curso de ensino médio na escola estadual de ensino fundamental e médio PHB de Alagoa Grande, em 2017. Ele foi aprovado no SISU 2018 ´para o curos de Física da UEPB, campus Campina grande e devido a demora de ser chamado, ele preferiu prestar outro ENEM e foi estudar em Cuité.

Criação de turma de Medicina gerou críticas, mas UFPE informou que as vagas oferecidas pelo Pronera são extras e não afetam em nada aquelas ofertadas usualmente no Sisu.

Veja o vídeo.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, no segundo dia do ano de 2026, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, a aula inaugural da turma de Medicina voltada para assentados, beneficiários de crédito fundiário, acampados e quilombolas. A iniciativa surgiu da parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

A turma reúne 80 estudantes, sendo 59 mulheres e 21 homens, selecionados entre mais de 1.200 inscritos de diversas regiões do país.

Alguns alunos destacaram a importância do curso para as comunidades rurais. Maria José Vieira, de Moreno, afirmou estar entusiasmada com a possibilidade de contribuir para a melhoria dos serviços de saúde no campo. Já Joelson Gomes da Silva Ferreira, de Alagoa Grande (PB), disse que sua cidade está em festa com sua aprovação. “O cuidado com o próximo deve nascer com uma formação como essa. Uma formação técnica, mas preocupada com as pessoas que moram e trabalham no campo”, destacou.

O reitor Alfredo Gomes anunciou tratativas com o Pronera para abertura de turmas especiais de Odontologia e Enfermagem. Ele também lembrou dos entraves judiciais enfrentados pela UFPE para viabilizar o curso, superados após decisões favoráveis no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. “Somos uma universidade democrática e popular, que se dedica à construção de uma universidade interiorizada, multicâmpica e autônoma”, afirmou.

Representando o Ministério da Educação, o secretário executivo adjunto Rodolfo Cabral destacou o investimento federal na área. “A expansão qualificada das universidades, o investimento em permanência estudantil, a valorização da formação docente (…) têm um objetivo muito claro: garantir que o conhecimento seja voltou ao desenvolvimento e não o privilégio de poucos”.

O evento contou ainda com a presença de gestores da UFPE, do Incra, da Univasf e de diversas representações institucionais ligadas ao curso.

(Com informações do Diário de Pernambuco de 2-1-26)

Blog rafaelrag