Estamos executando ações voltadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) cujo eixo temático aborda - Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Contexto do Bioma Caatinga. Assim, recebemos nesta sexta (28-11-2025) na Área Experimental do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG alunos do Projeto AJA do Governo do Estado da Paraíba vinculados as escolas de Sumé, Serra Branca, Caraúbas e Monteiro. Agradecemos a parceria do professor Alef Bruno dos Santos.
A SNCT conta com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Veja mais.
Assim, inspirado no tema da SNCT 2025, o projeto busca integrar a Cultura Oceânica à realidade do Bioma Caatinga, destacando como água, ciência e sociedade estão interligadas no enfrentamento das mudanças climáticas. Nesse sentido, compreender os ciclos da água, suas fontes e sua relação com os oceanos tornam-se essencial para promover práticas sustentáveis e fortalecer a resiliência socioambiental no Semiárido. Buscamos ressaltar as conexões existentes considerando os recursos naturais e fortalecer a permanência dos serviços ecossistêmicos.
As ações programadas estarão colocadas neste final do ano de 2025 e contemplarão também atividades em 2026. Nosso grupo, está trabalhando de forma intensiva para unir conhecimento científico, educação e sustentabilidade e assim contribuir para a formação de uma sociedade mais preparada para enfrentar os desafios climáticos e proteger nossos recursos naturais.
O Bioma Caatinga nas Águas do Conhecimento
Alecksandra Vieira de Lacerda
Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG - Líder do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido – CERDES – Coordenadora do Projeto das Rotas de Integração Nacional do MIDR – REDESAB – Restauração de Ecossistemas Ciliares Degradados no Semiárido Brasileiro
Blog rafaelrag









Nenhum comentário:
Postar um comentário