sexta-feira, 15 de março de 2024

Aula 12- Prática de Ensino de Ciência da Natureza II-Kits de Eletricidade e magnetismo para a educação básica, nesta sexta, 15

 Vamos planejar atividades da I mostra de Física Lúdica do CES, para a sexta -feira, 29 de março. Cada um escolhe um tema relacionada a está disciplina para fazer o seu experimento ou no caso de aspecto teórico fazer uma apresentação oral.

Na Aula 12 da disciplina de Instrumentação II, da  UFCG-2023.2, nesta secta-feira, 13 de março, os estudantes devem fazer a descrição experimental dos Kits de Eletricidade e magnetismo  para a educação básica, apresentado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, sob  a orientação do Professor Rafael Rodrigues.

Os estudantes da antiga disciplina de Instrumentação III, UFCG-Cuité, período letivo 2016.2, fazendo demonstrações eletromagnetismo com Kits construídos por eles com a ajuda do professor Rafael Rodrigues. No laboratório didático da UFCG os estudantes utilizam kits mais sofisticados adquiridos pela coordenação do curso de Física do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, em parceria com o MEC. No laboratório, os estudantes ao realizar as experiências tem a ajuda de um técnico e do professor da disciplina.


Linhas de força do campo magnético

 Vimos que as linhas de força do campo elétrico idealizadas por Faraday, partem das partículas com cargas positivas para as partículas  com cargas negativas. No caso do magnético, elas são sempre fechadas. Em ambos casos, as linhas de força nunca se cruzam.

Você poderá visualizar as linhas de força do campo magnético, colocando limalhas de ferro sobre uma folha de papel com ímã por baixo.

 

Aula de instrumentação II com o professor Rafael: teoria e a prática fazendo parte de um todo.


Segue algumas questões de campo magnético.

1) Considere um motor elétrico com fios que possuem uma corrente de 6,0 ampères perpendiculares a um campo magnético de intensidade de 2,0 N/A.m(tesla).  Determine a força magnética sobre cada centímetro de fio.

Solução

A força sobre o fio é F=BiLsen(𝚹) 

Dados:
𝚹=𝛑/2
i=6,0 ampères
B=2,0 N/A.m(tesla)
F/L=?

2)    Uma espira de cobre, de área igual 0,4m2 imersa em um campo magnético uniforme, cuja intensidade é igual a 2,0. Considerando o campo magnético uniforme  perpendicular  ao plano da espira, determine o fluxo magnético.

Solução

fluxo magnético para um campo uniforme  é 𝝓=B A cos(𝚹) 

Dados:
A=0,4m2
𝚹=0(Campo magnético uniforme  perpendicular  ao plano da espira)
B=2,0 N/A.m(tesla)

𝝓=?

                                                    
   Professor Rafael e Francisco
Leia mais

Veja mais imagens

                     






Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário