Nesta aula de revisão, gravada no IQUANTA da UFCG, campus sede, vimos a definição das grandezas cinemáticas de coordenada de posição, velocidade média e aceleração.
Revisão de cinemática, a equação de Torricelli no MRUV. Ele estudou com Galileu e aprendeu pela primeira vez o conceito de velocidade inventado por Galileu. Este usou as batidas do coração para medir o tempo e definiu a velocidade como sendo a distância percorrida dividido pelas batidas do coração. Ele conseguia fazer a previsão do tempo gasto de chegada de um local a outro. Isso surpreendeu muita gente da época. Para melhorar a precisão, Galileu inventou o relógio de pêndulo.
Projeto 1: Determinando a aceleração a partir de dados experimentais de objeto em movimento na reta: verificação experimental do MRUV.
Nessa experiência de cinemática, usando material de baixo custo, para determinar a aceleração a partir dos dados experimentais. O experimento pode ser um carrinho se deslocando em linha reta ou uma esfera rolando sobre um triplo de cortina.
Após construir a tabela com os valores das distâncias e os tempos, fazemos um um gráfico em um papel milimetrado, x versus t2, no caso do MRUV será uma reta que passa mais próxima possíveis dos pontos experimentais. O ponto experimental que ficar mais distante da reta, significa que foi cometido um erro maior naquela medida.
Em seguida, esquecemos os pontos experimentais e marcamos dois pontos em cima da reta, para calcularmos o coeficiente angular: neste experimento, será a variação da vertical ∆x dividido pela variação da horizontal ∆t2. Como neste caso, o coeficiente angular tem dimensões de distância dividido pelo tempo ao quadrado, o que estamos encontrando é a aceleração experimental. Lembre-se que em todo experimento temos os erros experimentais e valor encontrado para a aceleração será um valor aproximado do valor teórico.
Leia mais
O Discípulo de Galileu que mediu a pressão atmosférica: Torricelli
A pressão atmosférica foi medida pela primeira vez pelo discípulo de Galileu, Torricelli, em 1643. Ele usou um tubo cheio de mercúrio com uma das extremidades aberta e colocou dentro de uma vasilha contendo mercúrio e observou que o fluido dentro do tubo ficou a uma altura de 76cm da superfície.
Fundamentação teórica
MRU-Movimento retilíneo uniforme
Movimento retilíneo uniformemente variado: movimento de um corpo em relação a um referencial, tendo aceleração constante e a velocidade variável.
Equação da velocidade
Equação horária x(t)=? No gráfico da velociadade versus o tempo, a coordenada de posição será a área abaixo da curva.
A equação horária torna-se uma função do sendo grau no tempo.
Equação horária x(t)=? No gráfico da velociadade versus o tempo, a coordenada de posição será a área abaixo da curva.
Equação de Torricelli: em um problema de cinemática se não deu o tempo e não pede o tempo, usamos a equação de Torricelli.
Foi Visto na segunda aula
No final desta aula 02, o professor Rafael apresenta sua primeira proposta experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.
Blog rafaelrag
Ok
ResponderExcluirQuem é?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOk
ResponderExcluirThales Yan Vieira Pinheiro, Ok!
ResponderExcluirWedson dos Santos Costa
ResponderExcluirOK
Ok, Elaine Cristina Santos Silva
ResponderExcluirOk - Camila Raquel Santos de Oliveira
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOK, Luana Rodrigues De Sousa
ResponderExcluirOk, Allan
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOK
ResponderExcluirOK, Maria Nágila Pereira Xavier
ResponderExcluirok. João Carlos florentino dos santos
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk - João Lucas Almeida
ResponderExcluirok
ResponderExcluirOK. Giovanna Hellem
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirOk
ResponderExcluir