quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Primeira aula da Disciplina de Instrumentação III do curso de Licenciatura em Física da UFCG campus Cuité, período 2019.2

O professor Rafael Rodrigues está ministrando aulas para duas turmas de instrumentação III e uma turma de Instrumentação I do  curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, neste período letivo que iniciou essa semana.
Veja os tópicos Analisados, no primeiro dia de aula: eletrostática e eletrodinâmica.

O objetivo principal é construir kits sobre os tópicos visto em Física do terceiro ano do ensino médio: eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo.

O primeiro projeto discutido foi sobre eletricidade com material de baixo custo: kits de pêndulo eletrostático e o eletroscópio de duas lâminas. Este aparelho serve para verificar se um corpo está carregado de eletricidade com cargas elétricas positiva  ou negativa.

A carga elétrica é uma propriedade característica básica dos constituintes internos da matéria. Dois corpos carregados com cargas elétricas iguais exercer em força de repulsão e com cargas elétricas diferentes exercem forças de atração. É errado dizer que as cargas exercem forças, pois elas são propriedades e, por isso, não exercem forças. A interação se dá entre os corpos eletrizados. Existem 3 processos de eletrizar um corpo: atrito, contato e indução.

Turma diurna:

 Veja mais imagens




Turma Noturna:





Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário